Stefan Sagmeister vai criar nova imagem da Casa da Música

Austríaco é "o Rem Koolhaas do design", diz Guta Moura Guedes

O designer austríaco Stefan Sagmeister (n. 1962, Bregenz), conhecido pelo trabalho que tem desenvolvido com nomes como Rolling Stones, Lou Reed, Laurie Andersen ou David Byrne, vai ser o responsável pela nova imagem gráfica da Casa da Música. A sua contratação materializa uma das apostas dos responsáveis pela instituição portuense para o próximo ano, sob a designação genérica Abrir a Casa.Guta Moura Guedes, assessora de Comunicação, Marketing e Desenvolvimento da Casa da Música, diz que Stefan Sagmeister "está na mesma linha do Rem Koolhaas", e possui já uma marca reconhecida no mundo do design. "Sagmeister escolhe com muito critério os projectos com que trabalha", acrescenta, lembrando a sua colaboração com aqueles nomes da música pop, para quem desenhou as capas de vários discos.
O designer austríaco esteve já dois dias no Porto a visitar a Casa da Música, aceitou o desafio e vai criar a nova imagem gráfica do equipamento. No seu caderno de encargos está, por exemplo, a criação de novos ícones, diferenciados, para a Orquestra Nacional do Porto e o Remix Ensemble. "Vamos assumir que as nossas duas estruturas residentes têm uma identidade própria, e vamos trabalhá-las de forma diferente", diz a assessora de Comunicação, acrescentando que o designer irá inclusivamente intervir na sinalética da Casa para a tornar mais entendível a quem a frequenta - "é essa a ideia de abrir a Casa".
Stefan Sagmeister começou por frequentar Engenharia, mas virou-se depois para o Design, que estudou em Viena. Em 1987, usufrui de uma bolsa para estudar no Instituto Pratt de Brooklyn, Nova Iorque. Depois de uma passagem por Hong Kong, regressa a Nova Iorque em 1993, onde trabalha com a empresa de Tibor Kalman. Em 1996, foi convidado por Lou Reed para desenhar a capa do disco Set the Twilight Reeling. Trabalhou, de seguida, com David Byrne e The Rolling Stones (capas de Feelings e Bridges to Babylon, respectivamente).

Sugerir correcção