OS POEMAS DA MINHA VIDA

No prefácio, diz que este não é um livro com todos os poemas da sua vida, porque, para quem "dobrou já o meio século, não existem só quarenta, cinquenta ou sessenta poemas". Na verdade, para o jurista, comentador e professor universitário Marcelo Rebelo de Sousa, "há muitos, muitos mais". Optou, por isso, por escolher apenas "poetas e poemas portugueses contemporâneos". Uma selecção que explica em entrevista ao PÚBLICO.PÚBLICO - Quem foi seguindo as suas "escolhas" de livros, em revistas e na televisão, sabe que a poesia ocupa um lugar importante na sua condição de leitor omnívoro. Mesmo assim, não deixa de surpreender a panorâmica quase exaustiva da mais recente poesia portuguesa que esta antologia oferece. Basta pensar que selecciona perto de vinte autores nascidos nos anos 60 e 70. Se Mário Soares, mais do que escolher os poemas da sua vida, acabou por organizar uma genuína antologia da poesia portuguesa, dos cancioneiros medievais aos poetas nascidos nos anos 30, dir-se-ia que, no seu caso, teve a tentação de completar o trabalho, fazendo o mesmo para a poesia portuguesa mais recente. Concorda?
MARCELO REBELO DE SOUSA - É verdade. Tinha de seguir um de dois caminhos. Um era o que tinha sido seguido por todos os outros, e sobretudo Mário Soares, que era o de ir buscar clássicos que assinalaram momentos importantes da nossa poesia - e logo aí ficava feita mais de metade da minha escolha. Outra opção era uma coisa mais voltada para o futuro, com a deformação do professor habituado ao convívio com as novas gerações. Nesse sentido, privilegiei os autores nascidos nos últimos 40 anos.
Dos poetas que conheceu pessoalmente, houve alguns que, pela sua personalidade, o tenham marcado de modo particular?
Houve um, que foi meu professor de Físico-Químicas: António Gedeão, que, como professor, se chamou Rómulo de Carvalho. E marcou-me por duas razões. Primeiro, porque era um óptimo pedagogo, de uma clareza inultrapassável. Por outro lado, porque vivia numa contradição permanente: como professor, era um poeta, no conteúdo e no estilo; no entanto, fazia questão em separar rigidamente as duas personalidades, não assumindo dentro do liceu a pessoa do poeta, e, portanto, afastando do diálogo com os alunos qualquer menção a essa outra vertente da sua riquíssima personalidade.
Se tivesse de escolher hoje o poeta e o poema da sua vida, quais seriam?
É uma escolha muito ingrata, mas talvez escolhesse Ruy Belo e o poema Portugal Futuro, porque, para um português vivendo a ditadura, com uma formação cristã assumida, e desejando mudar, em plenas décadas de 60 e 70, foi aquilo que melhor representou a confluência entre a razão e a fé.

Sugerir correcção