João Leonardo é o vencedor do Prémio EDP Novos Artistas

O júri atribuiu ainda menção honrosa a Ramiro Guerreiro

João Leonardo foi o vencedor da 6ª edição do Prémio EDP Novos Artistas que, este ano, decorreu no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra. O artista apresentou dois vídeos (The hair of the dog e Mensagem) distinguidos por um júri que atribuiu ainda uma menção honrosa a Ramiro Guerreiro pelos seus trabalhos nas áreas da arquitectura, fotografia e instalação. A busca profunda de uma autonomia autoral, a coerência e as referências históricas implícitas nas obras de João Leonardo foram alguns dos motivos que estiveram na base da decisão.A escolha do júri internacional - Manuel Costa Cabral, do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian; Iñaki Martínez, director do Marco - Museu de Arte Contemporânea de Vigo; Paulo Reis, professor de História de Arte; e pelo pintor Ângelo de Sousa - recaiu sobre este artista, de 31 anos, que encara a arte numa perspectiva de intervenção política. "A arte tem que incomodar as pessoas e eu quero tocar nas questões mais profundas da natureza humana", disse ao PÚBLICO.
Será, talvez, por tocar no âmago da natureza humana que os dois vídeos de João Leonardo se relacionam. Se em Mensagem, de 2005, o protagonista vai rasgando folhas de vários livros até encontrar uma só mensagem comum - "Amar" -, em The hair of the dog, de 2004, o espectador é confrontado com um homem que bebe cerveja, urina e depois bebe essa urina. Em ambos os trabalhos, há uma dimensão de actualidade e um olhar sobre os problemas que assolam o quotidiano das pessoas, e que vão do alcoolismo e da natureza circular do vício à religião. Mas não é só a actualidade que se evidencia nestes trabalhos, onde há elementos carregados de sentidos, como os livros, e várias referências artísticas e históricas. E é precisamente a pluralidade de leituras que motiva João Leonardo.
João Leonardo recebeu um galardão relevante no que respeita ao reconhecimento de artistas emergentes no panorama nacional. O prémio deverá financiar, com 10 mil euros, um projecto relacionado com o aprofundamento de estudos e trabalhos artísticos. O comissário da Fundação EDP, João Pinharanda, explica que na base da decisão do júri não estiveram só as obras apresentadas na exposição, que pode ser vista até 8 de Janeiro, "mas um conjunto, o portfolio" dos artistas seleccionados.
Para além de João Leonardo e Ramiro Guerreiro, a exposição apresenta ainda trabalhos, nas áreas do vídeo, fotografia, escultura, desenho, instalação e serigrafia, de Eduardo Petersen, Francisco Vidal, Jorge Feijão, José Carlos Teixeira, e Vasco Costa. João Maria Gusmão e Pedro Paiva receberam o prémio em 2004.

Sugerir correcção