Três ciclos de Estações no início da temporada do CCB

Foto
O agrupamento de Filipe Pinto-Ribeiro está em residência no CCB RUI GAUDÊNCIO

O Schostakovich Ensemble e alguns convidados percorrem a música de Vivaldi, Tchaikovsky e Piazzolla inspirada nas estações do ano

O concerto que marca a rentrée musical do Centro Cultural de Belém (CCB) hoje, às 17h, foi intitulado Concerto de Outono, lembrando o ciclo da natureza que se aproxima. Mas o programa irá percorrer as várias estações do ano nas versões de compositores de várias épocas e estilos: do concerto barroco ao tango do século XX, passando pelo Romantismo. O Shostakovich Ensemble, agrupamento em residência no CCB fundado pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, e alguns convidados interpretam as famosas Quatro Estações, de Vivaldi, peças do ciclo pianístico As Estações, de Tchaikovsky, e as Quatro Estações de Buenos Aires, de Piazolla.

Um conjunto de 18 músicos, repartidos por três formações, inclui assim intérpretes que não fazem habitualmente parte das apresentações do Shostakovich Ensemble como é o caso do cravista Bruno Procópio (a quem cabe a realização do baixo contínuo nas obras de Vivaldi), Marcelo Nisinman (bandonéon) e Pedro Madaleno (guitarra eléctrica), entre outros. Os dois últimos integram o quinteto correspondente à instrumentação original das Quatro Estações de Buenos Aires.

Se a associação das Estações de Vivaldi e Piazzolla é bastante frequente (desde que o violinista Gidon Kremer encomendou a Leonid Desyatnikov uma versão orquestral das peças do compositor argentino), o ciclo pianístico de Tchaikovsky é pouco conhecido em Portugal.

Filipe Pinto-Ribeiro trabalhou estas peças a fundo quando era aluno do Conservatório Tchaikovsky de Moscovo e pensou em incluí-las num programa que colocasse em confronto três mundividências de compositores que abordaram esta temática. "A ideia de cruzar estilos, linguagens, visões e culturas está presente no dia-a-dia do artista contemporâneo, e mais ainda quando, como no meu caso, viaja frequentemente pelo mundo e partilha a música com colegas e públicos das mais variadas nacionalidades", escreve o pianista no texto que acompanha o programa.

Ao contrário das restantes obras, centradas nas estações propriamente ditas, Tchaikovsky escreveu uma composição para cada mês do ano, recriando cenas da Rússia da segunda metade do século XIX. O ciclo foi encomendado em 1875 por Nikolay Bernard, que sugeriu os subtítulos de cada peça para publicação no ano seguinte na sua revista mensal Nouvelliste, de São Petersburgo. Antes do concerto, o público será convidado a realizar uma visita guiada aos bastidores do CCB.

Sugerir correcção