Smithsonian compra poster de Obama

aA Galeria Nacional de Retratos de Washington DC do Smithsonian, uma das mais importantes instituições culturais norte-americanas, adquiriu o retrato em formato poster de Obama feito pelo artista norte-americano Shepard Fairey. Nesta galeria estão reunidos os retratos oficiais de todos os presidentes dos EUA: o retrato de George W. Bush e da mulher foi apresentado há semanas, um outro retrato oficial do Presidente eleito, Obama, será exposto mais tarde.A imagem tornou-se conhecida devido aos posters de Fairey, mas também por ter sido das mais utilizadas na campanha pelos apoiantes do senador. Foi transformada e aplicada a outros meios, como pins e t-shirts, e espalhada pelos blogues, mesmo antes da campanha oficial - o que levou, então, à impressão de 300 mil posters. Graças ao impacto da imagem, Fairey foi escolhido pela Time para desenhar a capa da revista na edição que elegeu Obama como personalidade do ano em Dezembro de 2008.
A carreira de Fairey começou em 1986 com um autocolante humorístico que foi espalhado pelos centros urbanos por skaters. A sua marca, Obey Giant, cria posters, pins e roupa e tem, graças a um sólido grupo de fãs, defendido as mais variadas causas. Incluindo a de Obama.
"Queria [uma imagem] forte. Uma imagem de sabedoria, mas que não intimidasse", explicou o artista na altura.
Não foi a primeira vez que Fairey fez arte política. Em 2000 tinha feito posters para o candidato Ralph Nader, e em 2004 chegou mesmo a fazer o retrato do actual Presidente, George W. Bush, mas... como um vampiro.
Durante a campanha para as eleições do ano passado sugeriu que gostaria de fazer alguma coisa para ajudar Obama. Mas, explicou, tendo já sido preso por fazer graffitis em espaços públicos, "não queria ser uma distracção" que prejudicasse o candidato democrata. "Queria realmente que ele ganhasse por isso não faria nada que lhe pudesse causar problemas". Para sua surpresa, os responsáveis pela campanha deram-lhe luz verde para avançar.
Fez a imagem em menos de uma semana, usando uma fotografia de Obama tirada da Internet e tentando dar-lhe um ar presidencial. "Ele está a olhar para o futuro, dizendo 'posso guiar-vos'[...] Forte perante a adversidade", explicou o artista ao Washington Post.

Sugerir correcção