Esta noite o Lux vai ser um emaranhado de sons com um raio verde ao fundo

Electro-rock mutante, psicadélico; house; rockabilly: Erol Alkan está ao comando em mais uma noite Green Ray

Pode parecer mais uma noite regular em Lisboa, mas não é. Pela segunda vez este ano o Lux abre-se à curadoria de uma figura forasteira. No início do ano foi o canadiano Caribou, agora é a vez do inglês Erol Alkan, uma das personalidades mais influentes desde a década passada no campo das músicas electrónicas de dança.

Fundador do clube Trash, responsável por inúmeras remisturas e cúmplice de projectos como os 2 Many DJs ou LCD Soundsystem, é ele o curador da noite Green Ray que contará com a actuação ao vivo do francês Joakim e sessões DJ pelos ingleses Andrew Weatherall, Daniel Avery, Rory Phillips e do próprio Erol Alkan.

O francês Joakim começou pela clássica, passou pelo jazz, é DJ, produtor e músico, sendo também o responsável pela editora Tigersushi. Nos seus desempenhos ao vivo tanto aborda as margens do rock como das músicas de dança. A Portugal virá apresentar, com a sua banda, o mais recente álbum, Nothing Gold (2011).

Em concerto a sua faceta mais electrónica acaba por diluir-se um pouco, vindo ao de cima na sua música uma qualidade mais física e orgânica. O próprio aponta grupos como os Sonic Youth ou Animal Collective como referências principais, o que acaba por resultar num electro-rock mutante, alucinado, psicadélico, com vários géneros emaranhados, num labirinto de ideias em aberto.

Ou seja, o tipo de filosofia ecléctica que o inglês Andrew Weatherall tem ajudado a difundir desde a alvorada dos anos 90. Foi ele que produziu Screamadelica (1991) dos Primal Scream, talvez o álbum mais importante quando se pensa no enlace entre os imaginários do rock com os da música de dança.

Ontem como hoje, Weatherall é o típico visionário que consegue congregar o que de melhor se passou no passado da música popular com o presente, para assim perspectivar aquelas que serão as tendências do futuro.

Conhecedor profundo de todas as músicas e das suas possibilidades, nas suas sessões tanto de pode ouvir house profundamente actual como rockabilly dos anos 50.

Os restantes dois convidados são menos conhecidos - o cúmplice Daniel Avery, acompanha Alkan desde os tempos do clube Trash e Rory Phillips, é apontando como sendo um dos mais promissores DJs ingleses da actualidade - constituindo apostas de Erol Alkan.

O próximo curador das noites Green Ray será o americano Carl Craig. Vítor Belanciano

Sugerir correcção