A National Gallery descobriu um desenho por detrás de A Virgem dos Rochedos, de Leonardo da Vinci

Segundo os investigadores da instituição, o mestre do Renascimento terá ensaiado uma Virgem Maria de joelhos a olhar para uma criança adormecida

A Grã-Bretenha arranjou uma boa forma de divulgar a mais recente descoberta da National Gallery: anteontem disse ao mundo que tem um Leonardo que nunca poderá mostrar. Na verdade, o que aconteceu é que um estudo que a instituição fez à sua versão da conhecida pintura A Virgem dos Rochedos revelou, por baixo da tinta, um desenho preparatório para uma obra diferente. Segundo a equipa que fez o estudo, debaixo da Virgem Maria com Jesus, São João em criança e um anjo numa paisagem de rochedos, Leonardo ensaiou uma imagem de Maria com um dos braços dobrado sobre o peito. Dizem que se o mestre do Renascimento tivesse concluído a obra, esta mostraria a mãe de Cristo a olhar para uma criança adormecida. Rachel Billinge, a investigadora que dirigiu o estudo, falou ontem à imprensa do seu país: "Foi um momento extraordinário quando direccionámos a câmara para a cara da Madona - só para ajustar a imagem, porque a tinta ali era menos espessa - e instantaneamente vimos uma mão que não encaixava ali. Todos tivemos que nos afastar e sentar para pôr os pensamentos em ordem", disse ao diário The Guardian.
Será emocionante, sobretudo tratando-se do mítico Leonardo da Vinci, mas o tipo de descoberta não é raro simplesmente porque, confrontados com os valores dos materiais de pintura, artistas de todas as épocas foram reaproveitando madeiras e telas em que já tinham começado a trabalhar ou com obras acabadas cuja importância, em dado momento, relativizaram. A história do Leonardo agora descoberto liga-se a uma encomenda da Irmandade da Imaculada Conceição de Milão.
Leonardo terá chegado à cidade em 1482 ou 1483. Nessa altura, foi convidado com outros dois artistas a fazer um grande retábulo de celebração mariana; o painel central seria seu. Mas, ao fim de 25 anos, a remuneração que pediu foi recusada pela ordem e o artista acabou por vender o trabalho - foi assim que a primeira versão d"A Virgem dos Rochedos (1483-1486) acabou por chegar ao Louvre, em Paris.
A segunda versão, a da National Gallery (1506-1508), sempre foi, até hoje, considerada menor: surgiu quando, anos depois, a mesma Irmandade repetiu a encomenda.
Para os investigadores da National Gallery, o desenho agora descoberto vem provar que Leonardo da Vinci "quis fazer qualquer coisa de diferente". Dizem que terá sido a Irmandade a rejeitar a ideia, pedindo uma cópia da versão original do painel.

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