Meteoro atravessou Portugal na noite de sábado

Objecto cruzou a atmosfera e provocou um grande clarão de luz.

Foto
Uma das muitas imagens partilhadas nas redes sociais DR
Ouça este artigo
00:00
01:43

O clarão de uma bola de luz foi avistado na noite de sábado um pouco por todo o território de Portugal. Tratou-se de um meteoro a cruzar a atmosfera, segundo as dezenas de vídeos e fotografias do clarão que começaram de imediato a ser partilhados nas redes sociais. Muitos dos registos foram captados no Norte de Portugal, mas os relatos estenderam-se a zonas mais para sul do país, incluindo a Grande Lisboa.

A página online da Protecção Civil registou uma ocorrência de “queda de meteorito”​ na zona de Castro Daire, mas essa indicação acabou por ser retirada mais tarde. Contactados pelo PÚBLICO, os bombeiros locais não souberam dar detalhes. Também ao PÚBLICO, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu disse que o alerta chegou às autoridades através da chamada de um cidadão para o 112, às 0:01 de domingo, em que era relatada a possível queda de um objecto na Serra de Montemuro. Os bombeiros e a GNR deslocaram-se ao local, mas até cerca das 2h não tinham ainda encontrado nada.

Não há muito tempo, foi notícia um meteoro observado no Alentejo: rasgou os céus entre a zona de Montemor-o-Novo e Sousel, na noite de 18 de Março deste ano.

Não é um fenómeno assim tão raro a passagem de meteoros pelos céus portugueses, tal como testemunham as estações de observação do projecto SMART, que monitoriza estes corpos celestes na Península Ibérica e é gerido pelo Instituto de Astrofísica da Andaluzia.

O que distingue um meteoro de um meteorito? Quando o corpo celeste navega no espaço chama-se meteoróide. Quando atinge a atmosfera passa a designar-se meteoro (nome que se dá ao rasto luminoso que resulta da combustão face ao atrito do objecto com o ar). Se o meteoro cair na Terra, os seus detritos chamam-se meteoritos.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários