Foram lançados “mais de 30 mísseis” contra a base militar russa, que terá ficado inoperacional, segundo os ucranianos. Explosões na cidade fronteiriça russa de Belgorod fazem pelo menos três mortos.
Os maiores desafios que os aliados podem vir a enfrentar resumem-se a uma questão: como preservar a estabilidade e a coesão das respectivas democracias.
Kiev nega que a cidade do Leste esteja cercada, mas admite uma situação complicada. No extremo oposto do país, Lviv prepara-se para um eventual ataque bielorrusso.
A batalha por Lisichansk continua violenta, com a Rússia cada vez mais próxima do controlo total de Lugansk. Ucrânia nega o cerco à cidade no Leste, mas admite dificuldades.
As forças ucranianas estão a dispersar e a esconder o armamento recebido do Ocidente para que os ataques russos não o consigam destruir e pôr em causa a sua força no campo de batalha. Putin fala em aliança com Bielorrússia, China e Índia.
Moscovo recusou admitir derrota, preferindo dizer que saída da ilha foi voluntária. Qual a importância deste território com menos de um quilómetro quadrado no conflito?
Bruxelas propôs uma nova ajuda à Ucrânia de mil milhões de euros. Kiev pediu à Turquia que apreenda o cargueiro russo que transporta uma carga de cereais ucranianos. A Noruega vai enviar 960 mil milhões de euros à Ucrânia durante o próximo ano. Pelo menos 21 pessoas morreram durante um ataque com mísseis em Odessa.
A ajuda militar dos Estado Unidos inclui novos sistemas de mísseis terra-ar e radares de contra-artilharia. Este é o 14.º pacote de armas e equipamento militar transferidos para a Ucrânia desde Agosto de 2021.
Moscovo reconhece a retirada dos cereais da Ucrânia, mas diz que pagará depois aos agricultores. Kiev fala em “roubo” e “saque ilegal dos seus recursos”.
Email marketing por
Esqueceu-se da sua palavra-chave?
Não tem uma conta? Registe-se gratuitamente