Web Summit: IVA quase levou Lisboa a perder a maior cimeira de tecnologia

História contada por Leonardo Mathias, antigo secretário de Estado Adjunto e da Economia.

Foto
Leonardo Mathias, antigo secretário de Estado Adjunto e da Economia. ENRIC VIVES-RUBIO

Lisboa esteve quase a perder a realização da Web Summit devido a uma questão do IVA, na véspera da assinatura do acordo, confidenciou à Lusa o antigo governante Leonardo Mathias, que liderou o processo da candidatura portuguesa.

Questionado se ficou alguma noite sem dormir por causa da candidatura, o ex-secretário de Estado Adjunto e da Economia afirmou: "A última foi talvez a pior".

O anúncio de que Lisboa tinha vencido estava marcado para 23 de Setembro, de manhã, mas na véspera, cerca das 23h30, "o Turismo de Lisboa decidiu que não pagava o IVA" de um montante que Leonardo Mathias já não se recorda.

"E isso representaria ainda um montante relevante", explicou, adiantando que na altura "não tinha ligação direta" a este organismo.

"Foi um trabalho absolutamente extraordinário do João Cotrim de Figueiredo [na altura presidente do Turismo de Portugal] pela noite fora a tentar, por um lado, convencer o Turismo de Lisboa que se todos os organismos intermédios pagavam IVA porque é que eles não pagavam", prosseguiu.

Mas "o senhor amuou" e afirmou que "não pagava, não pagava, não pagava. Não saía dali" e era preciso resolver o impasse.

Em alternativa, "tentámos entre o Turismo de Portugal e a AICEP encontrar uma forma de atenuar: Lisboa não pagaria esse IVA, tinha que ser pago pelos outros" e "só às três e meia da manhã enviei um SMS" ao vice-primeiro-ministro da altura, Paulo Portas, "a dizer: Não há problema, temos assinatura amanhã às 8h", continuou Leonardo Mathias, que apenas dormiu "umas horitas" nessa noite.

"Nessa noite esteve para não haver Web Summit por causa de um IVA do Turismo de Lisboa, portanto, o absurdo é total", salientou.

A situação só ficou resolvido porque a AICEP e o Turismo de Portugal aumentaram a dotação.

Mas muitas mais peripécias aconteceram durante o processo de candidatura.

Leonardo Mathias partilhou ainda outra história, aquela em que um dia, a meio da proposta, recebeu um telefonema do comendador Rocha de Matos, responsável da FIL, a dizer que alguém se tinha enganado e dado a data errada da realização da Web Summit.

Havia um problema, entre 7 e 10 de Novembro estava já agendada uma exposição automóvel e a cimeira das tecnologias estava marcada para essa data, mas em 24 horas a questão acabou por ficar resolvida.

Outra das curiosidades foi quando se descobriu que a Holanda acompanhava passo a passo cada proposta que Portugal fazia, o que levou a que as comunicações entre Paddy Cosgrave, presidente e fundador da Web Summit, e Leonardo Mathias passassem a ser feitas através de sinal encriptado.

"Essa foi uma das minhas vitórias, tive dossiers se calhar tão ou mais complicados, mas deu-me um particular gozo com outros, mais fortes, mais ricos, 'soit-disant' [como se diz] melhores, e ganhámos", concluiu Leonardo Mathias.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários