Uma mulher a amamentar, o véu islâmico e até um palavrão – vêm aí novos emojis

Em Junho deste ano chegarão novos emojis às redes sociais e aplicações de conversação. Numa luta para serem mais inclusivos, serão apresentados 137 novos emojis para aprovação.

Foto
Os emojis aprovados chegarão aos teclados a 30 de Junho Emojipedia

A lista de emojis não pára de crescer. Os famosos bonequinhos amarelos – e não só – permitem que os utilizadores se manifestem de forma mais concreta num mundo em que a ausência física pode tornar dúbia a comunicação. A 30 de Junho deste ano, serão lançados 137 novos emojis pelo site Emojipedia; entre eles, estão uma mulher a amamentar, elfos, fadas, uma mulher grávida, outra com véu islâmico e ainda um emoji a dizer palavrões (sem dizer verdadeiramente palavrões mas sim os símbolos “&$!#%”).

No entanto, nem todos os 137 emojis poderão passar a fazer parte da longa lista utilizada em redes sociais e aplicações de conversação: alguns podem não ser aprovados pelo Consórcio Unicode ou ser alvo de alterações. O Consórcio Unicode é a organização responsável por seleccionar e oficializar os emojis que vão sendo propostos.

Três dos emojis propostos – o de uma criança, de um adulto e de uma pessoa idosa – não têm género definido. Entre as restantes propostas estão um emoji a pedir silêncio, a Ariel (d’A Pequena Sereia), o génio de Aladino, um cérebro, biscoitos da sorte, zombies, uma nave espacial, vampiros e um emoji com uma das sobrancelhas levantadas.

Foto
Alguns dos novos emojis Emojipedia

Esta actualização corresponde à versão 5.0 do teclado de emojis. Na Emojipedia, o site em que são apresentados os desenhos para novos emojis, são apresentadas algumas das possíveis formas desta actualização. Ainda assim, a lista final com os novos emojis não foi revelada nem aprovada, daí que não seja seguro afirmar que todos apareçam na nova versão. A lista definitiva será revelada a 30 de Junho, data em que os emojis serão lançados oficialmente. 

Anteriormente, já tinham sido introduzidos novos emojis e feitas algumas alterações, como a possibilidade de escolher a cor da pele dos bonecos – de entre cinco tonalidades – ou escolher o género. As primeiras variações de tons de pele só foram introduzidas em 2015, na sequência de acusações de falta de diversidade.

Em 2016, foi noticiado que Rayouf Alhumedhi, uma muçulmana de 15 anos, tinha proposto que se passasse a incluir no teclado de emojis o símbolo de uma mulher com véu. Apesar de poder não estar relacionado com o seu pedido, o seu desejo foi realizado: um dos novos emojis é o de uma mulher a usar o hijab, um véu islâmico. 

Sugerir correcção
Comentar