Uber segue para o Algarve durante o Verão

Uma nova modalidade de automóvel para seis pessoas vai estrear-se em Faro, Albufeira e Vilamoura.

Foto
Bruno Lisita

A Uber não quer perder o Verão algarvio. A empresa, cuja aplicação permite chamar um carro com motorista em Lisboa e no Porto, vai funcionar também durante o Verão em Faro, Vilamoura e Albufeira, três cidades que classifica como “as zonas mais procuradas” daquela região.

Os utilizadores poderão chamar um UberX, a versão mais barata do serviço, ou um UberXL, que tem lugar para seis passageiros. Trata-se de uma novidade face à oferta nas outras duas cidades do país, onde esta modalidade de carros de maior dimensão não existe.

A empresa, que tipicamente trabalha com outras empresas de aluguer de carros e transporte de turistas, tem estado na base de vários protestos de taxistas, que a acusam de concorrência desleal e de não cumprir a lei para o transporte de passageiros. O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que regula o sector, entregou em Março um parecer ao Governo em que considera que a Uber actua ilegalmente. A conclusão tem por base uma sentença judicial que impôs no ano passado uma providência cautelar para suspender os serviços da empresa. A providência, no entanto, não teve efeitos práticos, por visar a Uber americana, à qual a subsidiária portuguesa não responde directamente.

Os protestos e constrangimentos legais não impediram que uma concorrente directa decidisse abrir portas em Lisboa. A espanhola Cabify começou a disponibilizar a sua aplicação em Maio.

Na semana passada, a Comissão Europeia disse que os Estados-membros não devem banir este tipo de serviços

Sugerir correcção
Comentar