Tecnológica Nonius aposta na Ásia em 2016 e vai faturar 6,5 ME no final do ano

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Adriano Miranda

A Nonius, empresa fornecedora de soluções tecnológicas digitais para o mercado da hotelaria, vai facturar 6,5 milhões de euros este ano e vai expandir os seus negócios na Ásia no próximo ano, disse António Silva, um dos fundadores da tecnológica portuguesa.

"Vamos centrar as coordenadas na Ásia, onde planeamos abrir uma nova subsidiária no próximo ano que vai suportar as operações nesta região", afirmou o gestor, adiantando que a empresa deve encerrar 2015 com uma facturação consolidada de 6,5 milhões de euros, superior em 37% à do ano anterior.

Foi do primeiro concurso de ideias da Agência de Inovação, em 2014, que nasceu a ideia de criar esta empresa. António Silva e Leonel Domingues, outro dos fundadores, apresentaram, na altura, um projecto de desenvolvimento de tecnologia para a hotelaria direccionado para a utilização pelos hóspedes que foi um dos vencedores do daquele concurso.

Os dois empreendedores decidiram então prescindir das suas carreiras profissionais para transformarem a ideia criada para o concurso num negócio que levou quase um ano a amadurecer.

Agora, passados dez sobre a criação da Nonius, o plano estratégico da empresa, que acompanha a expansão das grandes cadeias hoteleiras a nível global, passa por "manter os crescimentos registados anualmente, que historicamente se tem situado acima dos 30%", salientou o responsável. "Pretendemos ultrapassar os 20 milhões de euros, essencialmente através do crescimento do negócio internacional", disse António Silva, adiantando que a Nonius chega ao final deste com presença assegurada já em 31 países, nos quais comercializa serviços, soluções e produtos de última geração.

Em 2015, a empresa conquistou mais sete mercados: Botswana, Chade, México, Perú, Argentina, Áustria e Camboja.

"O crescimento da Nonius tem vindo a acompanhar os planos de expansão das grandes cadeias hoteleiras a nível internacional, tanto em aberturas, como em renovações, destacando-se a América do Sul e Central e as principais cidades e centros de negócios da Europa", sublinhou o gestor.

Ainda em 2015 a empresa consolidou a expansão do negócio no centro da Europa, com um crescimento de 60%, enquanto o Brasil "acompanhou o crescimento da empresa", mesmo sofrendo com o impacto da desvalorização do real, frisou.

No ano em curso "liderámos uma operação de management buyout, tendo-nos tornado accionistas maioritários numa operação que contou com o apoio financeiro da Oxy Capital e Millennium BCP, num montante que atingiu os 11 milhões de fundos para a aquisição das participações e financiamento do novo plano de expansão e reforço global", esclareceu ainda o gestor.

Recentemente, a Nonius fechou um contrato com o grupo Irlandês de hotelaria PREM, com unidades hoteleiras espalhadas pelo centro da Europa, para renovação e manutenção das soluções de TV e gestão de Internet de hóspedes para os seus 14 hotéis na Bélgica e França. "Este contrato tem o valor aproximado de um milhão de euros e durante 2015 assinamos acordos-quadro com o grupo Belmond que nos tem permitido prestar serviços para alguns dos hotéis mais exclusivos do mundo, nomeadamente o Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Belmond Sanctuary Lodge, em Machu Picchu, no Peru", salientou o responsável.

António Silva referiu também que a Nonius tem subsidiárias com escritórios locais no Brasil, em São Paulo, e na Holanda, em Almere. "Estamos no processo abertura de uma subsidiária/empresa no México, pois vemos neste mercado oportunidades muito interessantes e um grande potencial para as tecnologias da empresa", esclareceu, mostrando que a Nonius aposta igualmente noutros segmentos de negócio, como navios de cruzeiro e unidades de saúde privadas.

O segmento de navios de cruzeiro representa actualmente 25 milhões de passageiros a nível mundial e está a crescer 10% ano, sendo que a Nonius está em referências de que são exemplo a Uniworld, uma boutique de cruzeiros de luxo, Vikking Cruises, um dos grandes operadores do sector, ou a portuguesa Douro Azul.

No entanto, mais de 90% dos clientes e respectiva facturação provem de hotéis. Nos últimos anos, contudo, a empresa tem-se tornado num dos principais fornecedores de Guest Facing Technology para navios hotel, que operam em rios na Europa, sendo desse modo "o segundo mercado" da tecnológica portuguesa.

A Nonius "tem crescido de forma consistente, ano após ano, desde a sua fundação", disse o gestor e serve mais de 125.000 quartos a nível global com suas tecnologias digitais avançadas para os hóspedes.

A tecnológica emprega 64 pessoas nas várias geografias e centra grande parte da sua estrutura em Portugal, onde tem a equipa de Investigação & Desenvolvimento (I&D), operações centrais e suporte, num total de 47 pessoas.

Para o próximo ano prevê aumentar o número de colaboradores em cerca de 10% para responder à expansão da empresa. 

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