Spotify lança listas diárias de músicas personalizadas para cada utilizador

Todos os dias as listas evoluem consoante a identidade e preferência musical do utilizador. Para já, o serviço só está disponível para a aplicação em smartphone.

Foto
A lista mistura as músicas mais ouvidas pelo utilizador com novidades e sugestões da aplicação, sempre com base no gosto musical DR

Semanalmente, o Spotify selecciona uma lista de músicas com base no gosto musical de cada utilizador, e que não constem na sua lista de reprodução. A funcionalidade, Discover Weekly, apresenta uma nova lista a cada segunda-feira. A essa funcionalidade somou-se depois o Radar de Novidades (Release Radar), que mostra os novos lançamentos, novamente com base no gosto musical do utilizador. Agora, a aplicação de música volta a apostar na personalização do serviço e lança uma outra novidade: Daily Mix, uma lista que mistura as músicas favoritas (as mais ouvidas) com sugestões do Spotify, criando “uma sessão de música perfeita”, acredita a empresa. No entanto, para já, a função só está disponível em smartphones, quer em versão iOS, quer em sistema Android.

A funcionalidade oferece mais do que uma lista de mix possível: músicas mais animadas ou relaxadas, em seis mixes diários que viajam pelo gosto musical do ouvinte. As listas são compostas por bandas que se aproximam, mas não seguem um género restrito. Os critério variam de mix para mix. Cada experiência varia consoante o perfil e histórico musical do utilizador, mas é possível perceber, por exemplo, que os primeiros mixes variam entre as músicas mais ouvidas. Mas não se ignore o factor surpresa. Se uns mixes agrupam as músicas das bandas portuguesas mais seguidas, por exemplo, outros recordam-nos de músicas que já nos tinhamos esquecido que ouvíamos. 

Foto
Em cada dia há um conjunto de seis listas diferentes DR

À medida que é utilizada, a função vai sendo afinada, uma vez que vai conhecendo melhor os hábitos musicais de cada utilizador. Se entre as sugestões estiverem músicas que desagradam ao ouvinte é possível exclui-las. Da mesma forma, é possível adicioná-las à colecção pessoal. Estas duas opções ajudarão o Spotify em selecções futuras. Todos os dias o Spotify irá ajustar os mixes ou substituí-lo completamente.

A opção pode ser encontrada na biblioteca de música, no separador “suas músicas”. O objectivo é que que os utilizadores do serviço de streaming passem menos tempo a organizar playlists

A opção está disponível para os utilizadores do serviço gratuito e do Premium. De acordo com a empresa, em breve a opção estará também disponível para a versão desktop. Já os novos utilizadores do Spotify terão de aguardar duas semanas, para que a plataforma desenhe uma identidade musical.

Sugerir correcção
Comentar