Samsung pode ser dividida em dois negócios separados

Accionista do gigante sul-coreano terá proposto a divisão da empresa em duas unidades distintas: uma operacional e outra responsável pelas participações sociais.

Foto
Reuters/DADO RUVIC

Depois de um ano horribilis para a Samsung, que começou com o fiasco daquela que deveria ser a pérola da empresa sul-coreana, o Galaxy Note 7, passando até pelas máquinas de lavar fabricadas pelo gigante tecnológico, alguns accionistas querem agora dividir o grupo em dois, dá conta a Reuters.

Os investidores do fundo norte-americano Elliot Management, que detêm 0,6% do capital da Samsung, lançaram a proposta de dividir a empresa em duas unidades separadas: uma dedicada às operações e outra responsável pela gestão das participações sociais.

Além da restruturação, o fundo quer ainda que a Samsung distribua 26 mil milhões de dólares (cerca de 18 mil milhões de euros) em dividendos especiais, isto depois de os problemas relacionados com o Galaxy Note terem tido um custo estimado de seis mil milhões de dólares.

A Reuters cita o Seoul Economic Daily, referindo que a empresa está a considerar a possibilidade, estando marcada uma reunião para esta terça-feira para discutir a proposta.

Sugerir correcção
Comentar