Portuguesa iMobileMagic comprada por cotada norte-americana Smith Micro

Empresa de Braga cria aplicações para smartphones, tablets e wearables.

A tecnológica portuguesa iMobileMagic foi comprada pela norte-americana Smith Micro, numa operação que permite à cotada em Nasdaq juntar ao portefólio uma "plataforma móvel de próxima geração de segurança familiar" e acesso aos clientes europeus e asiáticos.

O anúncio foi feito em comunicado divulgado ao mercado norte-americano pela Smith Micro Software, no qual afirma que a operação com a portuguesa de Braga permite-lhe juntar ao portefólio uma "plataforma móvel de próxima geração de segurança familiar", destinada a "assegurar a protecção de crianças, idosos e outros membros da família que exijam especial cuidado", sem adiantar contudo o valor da aquisição.

Fundada em 2011, a portuguesa iMobileMagic é uma empresa criadora de aplicações para smartphones, tablets e wearables (dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados como peças do vestuário ou acessórios, por exemplo, relógios, sapatos ou camisas), que tem entre os seus clientes operadores de telecomunicações na Europa e na Ásia.

Com a aquisição, a Smith Micro "junta os clientes da tecnológica na Europa e na Ásia, assim como uma equipa de desenvolvimento de software para equipamentos móveis em Braga", reforça a norte-americana.

"A tecnologia da empresa e o mercado da tecnologia móvel encaixam-se muito bem com as várias áreas do nosso negócio. Estamos muito animados quanto às oportunidades de crescimento que advêm desta aquisição e ao aumento de vários engenheiros talentosos de software", refere o presidente do conselho de administração e presidente executivo da Smith Micro Software, William W. Smith Jr. 

Citado no comunicado, o ex-presidente executivo da iMobileMagic, Marco Leal, diz ainda que a sinergia com as soluções da Smith Micro representa "um bom casamento". "Estamos muito satisfeitos por alavancar as nossas competências com a expertise e as décadas de experiência da Smith Micro ao serviço da indústria das comunicações", acrescenta.

A Smith Micro Software destaca ainda que o número de utilizadores activos de serviços de localização familiar na América do Norte e na Europa deverá subir este ano para 70 milhões, mais do que quadruplicando face aos 16 milhões existentes em 2011.

"A solução iMobileMagic está focada nas famílias que querem saber se os seus filhos ou parentes idosos estão seguros em todos os momentos, assim como gerir a forma como as crianças e os adolescentes usam os smartphones", explica Marco Leal.

A Smith Micro Software, Inc desenvolve software para simplificar e melhorar a experiência móvel, fornecendo soluções para alguns dos principais provedores de serviços de comunicações móveis, fabricantes de dispositivos e empresas em todo o mundo, detalha a empresa.

As soluções da Smith Micro visam enriquecer o estilo de vida "conectado", criando novas oportunidades para envolver os consumidores através de smartphones, e incluem diversos produtos para criar, compartilhar e monetorizar conteúdo como mensagens visuais, streaming de vídeo [assistir a um vídeo em tempo real] e aplicações de gráficos 2D/3D.

A plataforma da iMobileMagic usa serviços de localização para saber onde estão os membros da família e pode estabelecer alertas para situações importantes, como quando uma criança chega à escola ou a casa depois da escola.

A solução funciona de forma integrada entre os principais sistemas operativos móveis, incluindo iOS, Android e Windows Mobile, além de outras potencialidades que tem.

A iMobileMagic desenvolve também aplicativos móveis personalizados para operadoras e negócios empresariais em todo o mundo.

Sugerir correcção
Comentar