O mundo tem 3200 milhões de pessoas com acesso à Internet

Número cresceu 200 milhões em 2015.

Foto
Rui Gaudêncio

O número de pessoas no mundo com acesso à internet aumentou para 3200 milhões no final de 2015, mas outras 4100 milhões não podem estar online, segundo um estudo publicado pela rede social norte-americana Facebook.

Cerca de 200 milhões de pessoas passaram a ter acesso à Internet no ano passado, com “dados mais acessíveis e um aumento das receitas mundiais”, explica-se no relatório sobre “o estado da conectividade”, o segundo deste tipo publicado pelo grupo.

De acordo com o Facebook, o resto da população mundial precisa de ajuda para poder aceder à rede e às oportunidades económicas que representa.

“O mundo desenvolvido está largamente online, mas o mundo em desenvolvimento está muito atrás”, escreve o grupo, que tem um interesse financeiro em que o maior número de pessoas possível possa conectar-se e eventualmente ligar-se aos seus serviços.

“As zonas urbanas estão conectadas, muitas zonas rurais não estão. Onde há menos dinheiro é menor a possibilidade de estar em linha. Em muitos países, as mulheres usam menos a Internet do que os homens. Mesmo que o mundo inteiro fosse dotado das infraestruturas necessárias, cerca de mil milhões de pessoas permaneceriam analfabetas ou incapazes de beneficiar dos conteúdos online”, detalha-se no documento.

No relatório, afirma-se que melhorar o acesso à Internet é “um desafio maior”, que vai exigir “a cooperação de muitas partes através da inovação e do investimento”.

Os autores do estudo dizem ainda que sem mudanças significativas no panorama actual, mais de três mil milhões de pessoas continuarão offline em 2020.

Sugerir correcção
Comentar