Nova Iorque substitui cabines telefónicas por pontos wi-fi

Projecto de 200 milhões de dólares já arrancou e a primeira fase deverá estar concluída no próximo Verão.

Foto
CityBridge

As cabines telefónicas são cada vez menos e pouco usadas com o recurso ao telemóvel pela maioria das pessoas. Apesar de existirem algumas resistentes à extinção, em Nova Iorque 500 cabines vão ser substituídas por pontos de serviço wi-fi gratuito até Julho deste ano, sendo que a previsão é que até 7500 unidades venham a ser retiradas em troca de ligação à web sem fios.

Cada ponto de wi-fi terá um ecrã electrónico em cada um dos lados para aí serem exibidos anúncios publicitários. Cada painel terá ainda um tablet onde o utilizador pode procurar informação sobre a cidade norte-americana ou navegar pela Internet, caso não disponha de um dispositivo com acesso online. Existe ainda um botão para se poder realizar uma chamada directa para os serviços de emergência, neste caso o 911, o equivalente ao 112 usado em Portugal.

O projecto chama-se LinkNYC e está a ser gerido pela CityBridge, uma join-venture que junta três empresas de tecnologia – Qualcomm, CIVIQ Smartscapes e Intersection -, que estima o processo de substituição e criação dos pontos de wi-fi em mais de 200 milhões de dólares, segundo avança o Wall Street Journal.

O LinkNYC já arrancou e, de acordo com a CityBridge, disponibiliza uma velocidade de banda larga de 1000 megabits por segundo, cerca de 100 vezes as velocidades das tradicionais operadoras de telecomunicações móveis, um valor bastante significativo para uma cidade onde a cobertura pela rede móvel é dificultada pelos inúmeros arranha-céus ali edificados.

A CityBridge espera obter valores elevados com o projecto com a publicidade que poderá ser exibida nos pontos wi-fi, sendo que durante o contrato de um ano terá que pagar à cidade de Nova Iorque 500 milhões de dólares ou 50% dos lucros, consoante o valor seja mais alto. Para já, a empresa confirma que já tem vários contratos publicitários firmados, mas recusa-se a identificar os seus clientes.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários