Hackers revelam password de Mark Zuckerberg

Fundador do Facebook mantinha a mesma palavra-passe em três redes diferentes desde pelo menos 2012.

Foto
Mark Zuckerberg acaba por cair nos mesmos erros que os comuns utilizadores das redes sociais também cometem, comprometendo a sua segurança e privacidade. AFP PHOTO/HANDOUT/FACEBOOK/NOAH KALINA

Que palavra-passe imagina que um dos mais brilhantes, inovadores e influentes empreendedores do nosso tempo utilizaria para proteger as suas contas nas redes sociais? Suporíamos que seria uma password altamente complexa, mas na verdade a senha do fundador do Facebook no Twitter, LinkedIn e Pinterest era extraordinariamente simples: “dadada”.

A password foi encontrada e revelada pelo colectivo hacker OurMine, que este domingo invadiu as contas de Mark Zuckerberg nas três referidas redes, publicando mensagens a reivindicar o ataque. A conta de Zuckerberg no Facebook escapou à invasão.

De que acordo com os hackers, a senha encontrava-se entre as 117 milhões de palavras-passe roubadas num ataque à rede social LinkedIn ocorrido em 2012. A confirmar-se esta versão, significa que Zuckerberg não alterava a password pelo menos desde aquele ano, que mantinha um código facilmente decifrável e que o utilizava em múltiplas contas, ao arrepio das mais elementares recomendações de segurança informática.

A conta de Twitter associada aos OurMine foi entretanto suspensa.

O ataque é sobretudo um motivo de embaraço para o fundador da maior rede social do globo, e não terá resultado na descoberta de informação pessoal relevante. Zuckerberg, que conta com 66 milhões de seguidores no Facebook, mantém uma presença muito discreta no Twitter, onde não publica uma nova mensagem desde 2012. A anterior data de 2009. A sua actividade no Instagram, onda soma cerca de 13.000 seguidores, é igualmente reduzida.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários