Ferramenta do Facebook permite apoiar candidatos à Casa Branca

Será possivél às pessoas "dar voz ao seu apoio" e saber quem os amigos e família apoiam nas presidenciais.

Foto
Facebook tem nova funcionalidade de apoio a candidatos presidenciais. AFP/LEON NEAL

A rede social Facebook disponibilizou esta terça-feira aos utilizadores uma nova funcionalidade que permite manifestar publicamente o apoio aos candidatos presidenciais norte-americanos.

Samidh Chakrabart, gestor de produto do Facebook para a área da participação cívica, explicou que a ferramenta permite a "qualquer pessoa no Facebook" fazer aquilo que "políticos, jornais e organizações" já fazem por outros meios durante as campanhas eleitorais. Este apoio, porém, tanto pode ser público como privado, estando ou não escondido no perfil de cada utilizador da rede. Os candidatos apoiados poderão, depois, partilhar alguns dessas declarações de apoio nas suas páginas oficiais no Facebook. 

Para aceder a esta funcionalidade, basta visitar a página do candidato preferido no Facebook e clicar em Endorsements (apoios, em português), adicionando uma explicação para o apoio. 

Desta forma, o Facebook tenta consolidar-se como o centro do debate virtual sobre as presidenciais norte-americanas de 2016. Na terça-feira, a maior rede social do mundo revelou que é Donald Trump que tem dominado as conversas, somando 307 milhões de interacções (entre 'gostos', comentários e partilhas) ao lango da campanha, contra as 206 milhões de interacções relativas a Hillary Clinton. Este é no entanto um domínio quantitativo e não necessariamente qualitativo.

Nesta noite de quarta para quinta-feira decorre o último debate presidencial, esperando-se que o Facebook revele em breve dados sobre o número de declarações de apoio aos candidatos, o que funcionará como uma espécie de sondagem virtual.

Sugerir correcção
Comentar