Facebook lança aplicação de realidade virtual

O Facebook lançou uma aplicação móvel que utiliza os óculos de realidade virtual da Samsung para navegar pelas fotografias e vídeos panorâmicos publicados na rede social.

Foto
Óculos de realidade virtual da Samsung vão transportar os utilizadores do Facebook para o interior de vídeos e fotografias Reuters/© Albert Gea / Reuters

A realidade virtual é uma das grandes tendências tecnológicas para 2017, e o Facebook quer transportar os seus utilizadores para o interior dos vídeos e fotografias em 360º que são partilhados, diariamente, na rede social. Vai fazê-lo através de uma nova aplicação móvel – o Facebook 360º –, lançada esta quarta-feira, que utiliza os óculos de realidade virtual Gear VR da Samsung e a tecnologia Oculus, de uma empresa comprada pelo próprio Facebook. O objectivo é reunir todo o conteúdo que utiliza a tecnologia 360º do Facebook num único local, de modo a facilitar a descoberta e navegação.

Segundo o Facebook, desde que a rede social introduziu, em 2016, fotografias e vídeos panorâmicos nos quais é possível de navegar através do rato, mais de um milhão de vídeos e 25 milhões de fotografias do género foram publicadas no site (podem-se criar com câmaras 360º, ou com a funcionalidade de panorama existente em vários smartphones). As imagens permitem ver o mundo em redor do observador, ao colocá-lo no centro da acção (por exemplo, num estádio de futebol, num museu ou num casamento).

Porém, a abundância de outro conteúdo na rede social – como vídeos virais, memes e selfies –  dificulta a partilha e localização deste conteúdo.  A versão inicial do Facebook 360º pretende resolver este problema com quatro separadores: "explorar", "seguir", "conteúdo guardado", e "cronologia". No conjunto, reúnem todo o conteúdo 360º considerado relevante para o utilizador, sem que este tenha de navegar por outras publicações. Por exemplo, em “explorar”, o utilizador encontra as publicações 360º mais populares no site, e em “seguir” pode navegar pelo conteúdo 360º publicado por amigos. O separador “cronologia” permite que o utilizador aceda, facilmente, às suas próprias publicações partilhadas neste formato.

Foto
A nova aplicação do Facebook facilita a navegação de conteúdo 360º através de quatro separadores Facebook

Os analistas de mercado já identificaram uma tendência de crescimento desta tecnologia. A IDC que prevê um aumento no mercado de aparelhos de realidade virtual e aumentada na ordem dos 140% anuais até 2020, com a estimativa de 110 milhões de novos aparelhos a entrarem no mercado naquele ano.

Sugerir correcção
Comentar