Apple leva puxão de orelhas da justiça britânica e altera declaração sobre a Samsung

Foto
As comparações entre o Galaxy Tab e o iPad arrastam-se pelos tribunais um pouco por todo o mundo Foto: Lee Jae-Won/Reuters

A guerra das patentes entre a Apple e a Samsung parece não ter fim à vista. No Reino Unido, a justiça decidiu a favor da empresa sul-coreana e obrigou a Apple a divulgar no seu site a deliberação final. O problema é que a primeira declaração da empresa norte-americana não andava muito longe daquilo a que em Portugal se costuma chamar "chico espertismo", pelo que o Tribunal de Recurso puxou as orelhas aos criadores do iPhone e do iPad.

Depois de o Supremo Tribunal de Inglaterra e do País de Gales ter considerado que a Samsung não violou qualquer patente da Apple referente ao design do iPad, o Tribunal de Recurso obrigou a Apple a publicar uma declaração no endereço apple.com/co.uk, para que não restassem dúvidas na mente dos consumidores.

A declaração da Apple foi publicada na semana passada

, através de um

link

na página de entrada do site, com o título "Samsung/Apple UK judgement", colocado no canto inferior direito. Lá dentro, é certo que os leitores não encontravam mais do que a verdade: o Supremo Tribunal de Inglaterra e do País de Gales decidira que a Samsung não violara a patente da Apple no desenvolvimento do seu Galaxy Tab. Nem sequer faltava um link para a decisão do tribunal.

O problema vinha depois. Não só a Apple lembrava que houve decisões contrárias na Alemanha e nos EUA, como também citava o principal argumento dos juízes britânicos para terem chegado à conclusão de que o Galaxy Tab não foi inspirado pelo iPad: para o tribunal, os tablets da Samsung "não têm a mesma subestimada e extrema simplicidade do design da Apple. Não são tão 'cool'".

Os dois parágrafos sobre a opinião dos juízes em relação à coolness do iPad e o parágrafo sobre as decisões favoráveis à Apple nos EUA e na Alemanha levaram o Tribunal de Recurso a exigir à Apple que alterasse o texto, para algo mais curto e directo, considerando que a primeira versão constituía uma "clara violação da ordem". "A Apple tem agora 48 horas para publicar uma correcção, com um link para a declaração corrigida, escrita com uma fonte não inferior a 11 pontos", decidiram na quinta-feira os juízes Andrew Longmore, David Kitchin e Robin Jacob.

No novo texto

, a Apple limita-se a transmitir a decisão do tribunal, acrescentando ainda uma frase na página de entrada: "No dia 25 de Outubro, a Apple Inc. publicou uma declaração no seu site do Reino Unido sobre os

tablets

da Samsung. Essa declaração era imprecisa e não estava de acordo com a ordem do Tribunal de Recurso de Inglaterra e do País de Gales."

Sugerir correcção
Comentar