Alemães e portugueses são os que mais evitam a banca online

Portugal é o quarto país da UE em que mais pessoas se queixam de terem tido problemas de segurança na Internet.

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Portugal surge próximo do topo quando se trata de evitar compras online por razões de segurança Pawel Kopczynsk/Reuters

Os clientes bancários em Portugal e na Alemanha têm, pelo menos, uma coisa em comum: são, dentro da União Europeia, aqueles que mais têm medo dos riscos de segurança ao usar serviços de banca online.

Segundo dados do Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, os utilizadores de Internet na Alemanha são os que mais se inibem de realizar operações bancárias através da Internet por receios com a segurança: foi de 27% a fatia de inquiridos que afirmou ter esta postura. Portugal segue-se num muito próximo segundo lugar, com 26%. Em termos geográficos, o lugar cimeiro da Alemanha destoa na tabela, já que os lugares seguintes vão todos para países do Sul da Europa: Itália, Espanha e Grécia, com valores entre os 24% e os 22%.

Os números foram compilados pelo Eurostat nesta segunda-feira, véspera do Dia Internacional da Internet Segura. Indicam que a média da União é de 18% e que os países onde há mais confiança na banca online são a Estónia e Lituânia (os países bálticos são conhecidos pela elevada penetração do uso de tecnologias de informação e, na década passada, um ataque informático, alegadamente russo, aos sites dos bancos estonianos causou problemas sérios no país).

Portugal surge também próximo do topo quando se trata de evitar encomendas através da Internet por questões de segurança: fica em quarto lugar, com 30% dos inquiridos a preferirem evitarem os riscos de comprar online. Ainda mais cautelosos neste aspecto são os macedónios, os romenos e os suecos.

A adesão dos utilizadores de Internet em Portugal ao comércio electrónico é historicamente baixa quando comparada com vários outros países da União Europeia, embora tenha vindo a crescer nos últimos anos e à medida que surgem mais alternativas de pagamento online para além do cartão de crédito. Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que 23% dos utilizadores entre os 16 e os 74 anos tinham feito compras online em 2015. Em 2011, eram apenas 10%.

Em Portugal, contudo, os utilizadores parecem ter algumas razões para a desconfiança no uso de serviços online: 36% dizem ter tido, no ano passado, problemas relacionados com segurança, colocando o país no terceiro lugar desta tabela. É um valor que fica substancialmente acima dos 25% que são a média da União. Já na Alemanha, este número é de apenas 18%. Os países onde mais utilizadores se queixaram foram a Croácia e a Hungria. No pólo oposto, surgem a República Checa, a Holanda e a Eslováquia.

 

 

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