Vinte e nove concelhos com risco máximo de incêndio

Chuva veio reduzir a ameaça em boa parte do país.

Foto
LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA

Vinte e nove concelhos de sete distritos de Portugal Continental estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, estão em risco máximo de incêndio vinte e nove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Bragança. O IPMA colocou ainda vários concelhos em risco elevado e muito elevado em todos os 18 distritos de Portugal Continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira nas regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do início da tarde, e períodos de chuva, em geral fraca, até ao início da tarde. A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, rodando para noroeste partir da tarde, sendo moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente muito nublado até ao início da tarde no Alentejo e litoral oeste, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Alto Alentejo.

Está também previsto vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral oeste a partir da tarde e de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 26 graus, no Porto entre 16 e 24, em Vila Real entre 14 e 23, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 14 e 26, na Guarda entre 12 e 23, em Coimbra entre 16 e 24, em Castelo Branco entre 16 e 29, em Santarém entre 16 e 28, em Portalegre entre 14 e 27, em Évora e Beja entre 16 e 30 e em Faro entre 19 e 30.

Território Nacional com risco muito elevado de exposição UV

As regiões do continente, Madeira e Açores apresentam risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, todas as regiões do continente, Madeira e Açores apresentam nesta quarta-feira risco muito elevado e elevado de exposição à radiação UV com excepção das regiões de Viana do Castelo, Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores), que estão com níveis moderados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Sugerir correcção
Comentar