Vídeo mostra GNR a agredir homem em Olhão

A GNR já abriu um processo interno aos militares envolvidos para perceber as circunstâncias em que aconteceu a agressão.

Um vídeo amador partilhado nas redes sociais mostra um homem a ser agredido por pelo menos um militar da GNR na zona de Olhão, no Algarve. Ao PÚBLICO, o porta-voz da GNR garante que o comando nacional "teve conhecimento" do que aconteceu e que vai ser aberto um inquérito interno.

No vídeo, gravado junto à Nacional 125 entre Faro e Olhão, é possível ver que um indivíduo é algemado pelos militares e em seguida encaminhado para perto de um edifício onde terá sido agredido com o bastão por pelo menos um dos militares da GNR. Os detalhes, para já, não são conhecidos. Não se sabe o motivo da detenção, se o indivíduo ficou detido, nem o que motivou a agressão.

Em declarações ao PÚBLICO, o porta-voz do gabinete de Relações Públicas da GNR, o Major Bruno Marques, diz apenas que a Guarda "teve conhecimento" do vídeo em causa e apenas confirma que está "aberto um processo de averiguação interna" para apurar "as circunstâncias" em que decorreu o incidente. 

O PÚBLICO tentou ainda perceber quantos militares acabaram por estar envolvidos – uma vez que no vídeo aparecem dois, mas mais tarde chegam mais militares que se apercebem da ocorrência –, quanto tempo pode demorar o inquérito e quais as consequências que podem resultar do processo. Sobre este assunto, o porta-voz apenas referiu que tudo "depende do que for averiguado".

Sugerir correcção
Ler 5 comentários