O Verão chega hoje às 23h34 (com muito, muito calor)

Sol e altas temperaturas na primeira semana da nova estação.

Foto
Hoje é o dia mais longo do ano Nuno Ferreira Santos

Hoje começa o Verão e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam que as temperaturas altas deste início de semana, a rondar os 30 graus, vão fazer jus à estação.

Pelas 23h34 desta segunda-feira, os habitantes do Hemisfério Norte entram no Verão, adianta o Observatório Astronómico de Lisboa. Depois deste Solstício de Verão, a estação mais quente do ano prolonga-se durante cerca de 94 dias, até ao dia 22 de Setembro, quando, pelas 15h21, se dá o Equinócio de Outono.

Neste que é o dia mais longo do ano, o Sol nasceu às 6h12 e só se irá pôr às 21h05, e as temperaturas devem manter-se altas durante todo o dia, sem registos de chuva no continente e Madeira. Segundo o IPMA, apenas algumas ilhas açorianas entram na estação com períodos de chuva, situação que se prevê que dure toda a semana.

No continente, o resto da semana prevê-se quente, acima dos 35 graus no interior do país, ainda que as temperaturas baixem sobretudo no litoral norte. Porto e Viana do Castelo podem contar com temperaturas a rondar os 25 graus.

Um Solstício ocorre quando o Sol, durante o seu movimento de aparente rotação em volta da Terra, atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador. A máxima no Solstício de Verão, em Junho, no dia é o mais longo do ano; e a mínima no Solstício de Inverno, em Dezembro, quando a noite é a maior do ano.

Segundo o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Jorge Agostinho, a palavra solstitium, de origem latina, “está associada à ideia de que o Sol devia estar parado, quando atinge a sua mais alta ou mais baixa posição no céu”.

Sugerir correcção
Comentar