UNESCO classifica centro histórico de Guimarães como Património Mundial

Foto
Desde a formalização da candidatura foi dada maior atenção à conservação e reabilitação do centro histórico PÚBLICO

O centro histórico de Guimarães foi classificado hoje, em Helsínquia, como Património Mundial, tornando-se o 11º município português a receber esta distinção internacional da UNESCO.

O resultado da votação sobre o Alto Douro Vinhateiro, a outra região portuguesa que este ano se submeteu à aprovação da UNESCO, estava anunciado para amanhã, mas poderá ser conhecido ainda hoje.O anúncio da classificação, aprovada pelos 21 membros do Comité do Património Mundial, foi feito por José Augusto França, um dos representantes portugueses na UNESCO.
A candidatura de Guimarães começou a esboçar-se há 17 anos, por iniciativa do então ministro das Finanças, Salgado Zenha, tendo-se iniciado em 1984 os primeiros contactos entre a Câmara Municipal e a UNESCO, que acabaria por enviar um perito à cidade, informa a Lusa.
Em 1994, a autarquia, apoiada pelo Governo, tomou a decisão de formalizar a candidatura. Desde então foi dada maior atenção à conservação e reabilitação do centro histórico, envolvendo moradores e proprietários de casas antigas.
Algumas edificações abrangidas pela zona classificada remontam à época medieval, havendo outras posteriores, dos séculos XVII e XIX, onde foram utilizados materiais e técnicas tradicionais no processo de recuperação.

Sampaio visita Guimarães dia 22 de Dezembro

Para o próximo dia 22, estão já marcados os festejos de comemoração do novo estatuto de Guimarães, que contarão com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio.Sampaio deverá passear pelo centro histórico da cidade, passando pelo Largo da Mumadona, pelo Largo Cónego José Maria Gomes, pela Praça de São Tiago, pelo Largo João Franco, pelo Largo da Oliveira e pelo Campo da Feira. Todos estes locais fazem parte da zona intra-muralhas, que corresponde à antiga cidade medieval e que agora foi classificada.

Portugal prepara mais candidaturas

Depois desta classificação - e da que é esperada para o Alto Douro Vinhateiro - Portugal prepara novas candidaturas. Em curso estão já os processos de entrega de candidaturas dos núcleos históricos de Santarém, da vila de Marvão e da paisagem da vinha da ilha do Pico, podendo apenas um deles, pela primeira vez, seguir para o Comité do Património Mundial da UNESCO, já que cada Estado passa a poder apresentar uma única candidatura.O centro histórico de Guimarães vem juntar-se a outros sítios e monumentos já classificados em dez concelhos portugueses, designadamente, o centro histórico de Angra do Heroísmo, nos Açores; o Convento de Cristo, em Tomar; o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa; o Mosteiro da Batalha; o centro histórico de Évora; o Mosteiro de Alcobaça; a paisagem natural de Sintra; o centro histórico do Porto; as gravuras rupestres de Foz Côa; e a floresta laurissilva da Madeira.

Sugerir correcção
Comentar