Trinta e duas pessoas detidas em operação da GNR e PSP em comboios

Foram apreendidas milhares de doses de haxixe e cocaína.

Foto
Foram fiscalizados 485 comboios ADRIANO MIRANDA

A GNR e a PSP detiveram 32 pessoas e apreenderam cerca de 35.500 doses de haxixe e 1300 de cocaína durante uma operação realizada em comboios internacionais e nacionais, foi anunciado nesta quinta-feira.

A GNR e a PSP realizaram, na terça-feira e quarta-feira, uma operação em todo o país de controlo e fiscalização nos comboios internacionais e nacionais, bem como nas estações ferroviárias localizadas nas respectivas áreas de responsabilidade de cada uma das forças de segurança, adianta a Guarda Nacional Republicana, em comunicado.

A operação, denominada 13th 24Blue Rail Action Day e realizada em simultâneo nas principais linhas ferroviárias europeias, contou também com a coordenação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), REFER, CP e FERTAGUS, tendo sido fiscalizadas 289 estações ferroviárias, 485 comboios e 566 bagagens e 3094 pessoas.

A GNR adianta que, durante dois dias, foram detidas 32 pessoas, levantados 225 autos de contra-ordenação e apreendidas 35.449 doses de haxixe, 1370 de cocaína e 160 de MDMA. Grande parte destas doses foi apreendida na casa de um homem, de 29 anos, que foi detido por tráfico de droga, que ficou em prisão preventiva.

Segundo a GNR, o homem, que tinha consigo quantidade de droga suficiente para 200 doses, foi interceptado quando realizava uma viagem de comboio entre Ovar e Esmoriz.

A operação, da iniciativa da European Network of Railway Police Forces, pretendeu realizar controlos simultâneos nas principais linhas ferroviárias europeias com vista ao aumento da segurança nestas vias, melhorar a eficácia no combate ao crime e reforçar a cooperação entre Estados-membros.

A GNR refere que, durante a fiscalização, foi dada especial atenção "ao controlo de entradas e saídas de pessoas e bens" para prevenir e combater os furtos e roubos nas estações e comboios, imigração ilegal e tráfico de droga, além da criminalidade relacionada com comportamentos agressivos ou anti-sociais e criminalidade relacionada com comboios de carga e grafitis, danos e vandalismo. 

Sugerir correcção
Comentar