Três concelhos de Santarém, Guarda e Castelo Branco sob risco máximo de incêndio

Mação, no distrito de Santarém, Oleiros, em Castelo Branco, e Sabugal na Guarda.

Foto
PÚBLICO

Três concelhos dos distritos de Santarém, Guarda e Castelo Branco apresentam risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta quinta-feira.

Sob risco máximo de incêndio estão os concelhos de Mação, no distrito de Santarém, Oleiros, em Castelo Branco, e Sabugal na Guarda.

Vários concelhos de todos os distritos de Faro, Évora, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real, Aveiro e Braga apresentam risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 122 incêndios que foram combatidos por 2560 operacionais, com o auxílio de 649 veículos.

O IPMA prevê para esta quinta-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e diminuindo de nebulosidade a sul do Cabo Raso a partir do final da manhã, períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Raso até ao final da manhã e vento em geral fraco do quadrante oeste.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira e nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento em geral fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, em Faro 29, em Castelo Branco, Évora e Beja 31, Bragança 30, Funchal 26, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 24 e em Santa Cruz das Flores 25.

Sugerir correcção
Comentar