Três baleias com mais de 14 metros avistadas na costa algarvia

Episódio aconteceu neste domingo, a três milhas a sul de Armação de Pêra.

Três baleias com mais de 14 metros avistadas na costa algarvia Público

Por volta das 14h deste domingo, foram avistadas três baleias-comuns (Balaenoptera physalus) em Armação de Pêra, no Algarve. Os animais têm entre 14 a 16 metros de comprimento e foram vistos pelos cerca de 80 tripulantes de embarcações de uma empresa de turismo marítimo algarvio.

As baleias foram avistadas a três milhas da costa, a sul de Armação de Peça, e dirigiam-se para oeste, segundo um comunicado da empresa Dream Wave, que opera os passeios dedicados à observação de cetáceos. Foram identificadas como sendo baleias-comuns, as segundas maiores da espécie a seguir à baleia-azul, por três biólogos que seguiam nas embarcações.

Esta terá sido a primeira vez que a espécie foi avistada pela empresa, disse ao PÚBLICO fonte da Dream Wave. Durante a temporada de 2015, as expedições turísticas permitiram observar nove espécies de cetáceos, sendo o golfinho-comum (Delphinus delphis) e o roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) as mais abundantes. Contudo, não escaparam à vista três espécies de misticetos: a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata), a baleia-sardinheira (Balaenoptera borealis) e a baleia-de-bossa (Megaptera novaeangliae).

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários