Transporte de adeptos do Benfica está assegurado pela CP

Descarrilamento de comboio de mercadorias corta Linha do Norte em Coimbra. Trabalhos estão demorados.

Foto
O comboio transportava cinzas e tinha saído da fábrica de cimento de Souselas com destino a Sines PAULO PIMENTA / PUBLICO

A CP está a montar uma operação de transbordo rodoviário entre Coimbra B e Pampilhosa para transportar os adeptos do Benfica, cujo clube alugou três comboios especiais para assistirem ao jogo em Lisboa. Os comboios têm como destino Guarda, Porto e Braga e transportam mais de mil passageiros.

O troço de linha do Norte onde ocorreu o descarrilamento ficou em tão mau estado que é provável que a circulação ferroviária não seja retomada, pelo menos, até domingo à noite e apenas num só sentido. O tráfego normal nas duas vias não deverá ser conseguido antes de segunda-feira.

O comboio transportava cinzas e tinha saído da fábrica de cimento de Souselas com destino a Sines. O descarrilamento aconteceu num dos troços da linha do Norte que ainda não foi modernizado, embora já estejam a decorrer obras a Sul de Coimbra. Segundo a Infraestruturas de Portugal, a secção Alfarelos – Pampilhosa deveria ter entrado em obras em Janeiro do ano passado, mas só recentemente os trabalhos arrancaram.

A obra em curso custa 105 milhões de euros e não se trata de uma verdadeira modernização das infraestruturas, mas tão só de uma renovação da via destinada a parar a sua degradação.

Nas próximas 24 horas Portugal deverá ficar “cortado ao meio” em termos ferroviários porque não há qualquer redundância no caminho-de-ferro nacional que permita desviar os comboios por outras linhas. A via que ligava a linha do Oeste, na Figueira da Foz à Pampilhosa (linha do Norte) foi fechada em 2009 e o troço Guarda – Covilhã, na linha da Beira Baixa, que permitiria o acesso directo à Guarda e a Vilar Formoso, também se encontra encerrado. 

Sugerir correcção
Comentar