Tempo mantém-se quente com termómetros a chegarem aos 41 graus

Temperaturas descem ligeiramente a partir de terça-feira. Dezanove concelhos estão com risco máximo de incêndio.

Foto
Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta Mafalda Melo (Arquivo)

O tempo quente vai marcar o início desta semana, com céu pouco nublado, temperaturas máximas a variar entre 32 e 41 graus e as mínimas superiores a 20, adiantou à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Em declarações à agência Lusa, a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que esta segunda-feira ainda vai ser muito quente, com temperaturas elevadas. "Vamos continuar com tempo quente. As máximas vão variar entre 31/32 e os 39/40 ou mesmo 41 graus localmente. As zonas mais quentes serão Vale do Tejo, distrito de Santarém, e interior do Alentejo e distrito de Castelo Branco", disse.

De acordo com Maria João Frada, as temperaturas mínimas também se manterão relativamente elevadas em grande parte do território. "Será uma noite tropical, com temperaturas mínimas superiores a 20 graus com excepção da faixa costeira ocidental. O céu vai estar limpo e está prevista alguma neblina matinal e o vento vai soprar em geral fraco a partir do meio da tarde", salientou.

No que diz respeito a terça-feira, segundo Maria João Frada, será um dia diferente, com uma descida das temperaturas. "Terça-feira vai ser um dia diferente devido a uma corrente de noroeste que vai chegar às regiões do interior, que vai trazer uma massa de ar mais fresco. As temperaturas máximas tendem a descer no litoral oeste, sendo mais significativas e acentuadas em alguns locais", disse.

Segundo a meteorologista, as descidas nas regiões do norte e centro podem variar entre os três e os oito graus. "Em Lisboa, a máxima andará na casa dos 30/31 graus comparativamente com hoje, que vão estar 36. No interior, os valores serão mais elevados, em particular nos distritos do interior centro/sul", adiantou.

No que diz respeito ao resto da semana, Maria João Frada adiantou que as temperaturas vão manter-se, havendo a registar uma ligeira descida das mínimas. "Vamos ter é depois nebulosidade baixa a norte do Cabo Raso na quarta e quinta-feira e o vento vai ser moderado de noroeste", disse.

Entre terça e sexta-feira, as temperaturas vão variar entre os 30 e 35 graus, com excepção da faixa costeira onde serão mais baixas. "Na quinta e sexta-feira, eventualmente haverá nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior e eventualmente aguaceiros no interior, mas é um cenário a confirmar", concluiu.

Os distritos de Braga e Leiria estão hoje sob “Aviso Laranja”, enquanto outros 16 e a Madeira estão sob “Aviso Amarelo” devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, os distritos de Braga e Leiria estão sob “Aviso Laranja” até às 21h de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Todas as regiões do país apresentam hoje risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Nestas regiões, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é “Baixo”, 3 a 5 (“Moderado”), 6 a 7 (“Elevado”), 8 a 10 (“Muito Elevado”) e superior a 11 (“Extremo”)

Tendo em conta as elevadas temperaturas, dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Leiria, Guarda, Aveiro, Porto e Braga apresentam hoje risco “Máximo” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar