Temperaturas sobem até cinco graus nesta terça-feira

Semana começa com aguaceiros fracos nas regiões do norte e centro, mas na terça-feira as temperaturas sobem.

Foto
O bom tempo está de regresso ao território continental José Sarmento Matos

A semana começa com alguma nebulosidade e aguaceiros nas regiões do norte e centro, mas terça-feira já está previsto céu pouco nublado e subida da temperatura entre três e cinco graus, disse hoje a meteorologista Paula Leitão.

Em declarações à agência Lusa, a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que, para hoje, está prevista alguma nebulosidade nas regiões do norte e centro, assim como nevoeiro, que deverá dissipar às primeiras horas da manhã.

"No interior das regiões do norte e centro está prevista alguma nebulosidade, que vai persistir até meio da tarde e podem ocorrer aguaceiros fracos nas regiões de montanha. A partir do meio da tarde, o céu vai tornar-se pouco nublado", adiantou.

De acordo com Paula Leitão, na terça-feira, o estado do tempo vai sofrer uma melhoria significativa, prevendo-se uma subida das temperaturas.

"Amanhã [terça-feira] já temos um dia com céu limpo, algum nevoeiro durante a manhã, a dissipar-se logo nas primeiras horas da manhã, subida da temperatura e vento geralmente fraco do quadrante norte", salientou.

Segundo a meteorologista, as temperaturas deverão subir significativamente, entre três a cinco graus, prevendo-se para o Porto 21 graus, para Braga 26, para Lisboa 24, Viseu 23, Évora e Beja 27 e 28 graus, respectivamente, e 27 em Faro", disse.

De acordo com Paula Leitão, na quarta-feira está também previsto céu pouco nublado e uma nova subida da temperatura. "Contudo, a tendência para quinta-feira é para um ligeira descida das temperaturas", disse.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros fracos nas regiões norte e centro, mais prováveis nas regiões montanhosas durante o início da tarde.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste a sul do Cabo Raso e nas terras altas a partir do início da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima nas regiões do interior.

Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado e vento em geral fraco do quadrante norte. Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto, neblinas durante a madrugada, condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde e períodos de chuva pontualmente forte, passando a aguaceiros nos grupos ocidental e central e vento sudoeste bonançoso, tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 70 quilómetros por hora e soprando temporariamente de sul.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 12 e 21 graus Celsius, no Porto entre 12 e 18, em Vila Real entre oito e 18, em Viseu entre sete e 18, em Bragança entre sete e 19, na Guarda entre sete e 15, em Coimbra entre 12 e 19, em Castelo Branco entre nove e 21, em Santarém entre 11 e 22, em Évora entre 11 e 24, em Beja entre dez e 24, em Faro entre 14 e 25, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada entre 16 e 20, na Horta entre 17 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 19.

Sugerir correcção
Comentar