Temperaturas máximas descem hoje entre quatro e seis graus

Segundo o IPMA, esta segunda-feira será marcada pela nebulosidade e precipitação.

Foto
O frio vai fazer-se sentir sobretudo no interior norte e centro Paulo Pimenta

As temperaturas mínimas e máximas vão descer entre quatro e seis graus Celsius hoje e terça-feira, na generalidade do território, disse à agência Lusa o meteorologista Ricardo Rodrigues, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"De realçar para hoje uma descida da temperatura máxima entre os quatro e os seis graus, podendo chegar aos oito graus nas regiões do interior norte e centro", adiantou o especialista, salientando que na terça-feira "as mínimas também descem na mesma ordem de grandeza".

De acordo com Ricardo Tavares, o dia de hoje vai ser marcado pela nebulosidade e precipitação.

"Vamos ter períodos de chuva no litoral norte e centro, que vão estender-se gradualmente às regiões do interior a partir do final da manhã, passando depois a regime de aguaceiros que serão de neve acima dos 1400 metros", salientou.

O meteorologista indicou também que o vento vai ser hoje em geral fraco, soprando moderado no litoral oeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora a norte do Cabo Raso e depois gradualmente a partir do início da tarde vai tornar-se de noroeste, em geral fraco.

"Para amanhã [terça-feira], prevê-se um dia com nebulosidade, mas já sem precipitação. O vento vai tornar-se fraco e estamos a prever uma descida da temperatura mínima entre os três e os seis graus, podendo em alguns locais chegar aos oito", disse.

Assim, de acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira as temperaturas mínimas vão situar-se entre os cinco e os dez graus Celsius na generalidade do território, sendo um pouco abaixo dos cinco graus no interior norte e centro.

"As máximas que estiveram no domingo bastante elevadas, acima dos 20 graus, vão descer para valores próximos dos 15 graus, sendo de dez graus no interior norte e centro", concluiu.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do final da manhã e períodos de chuva no litoral norte e centro, estendendo-se progressivamente às restantes regiões, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão de neve acima de 1400 metros.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado no litoral oeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora a norte do Cabo Raso até ao início da manhã, tornando-se gradualmente em geral fraco de noroeste a partir do final da manhã e moderado a forte nas terras altas.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado de noroeste, rodando gradualmente para nordeste, soprando moderado nas terras altas até ao início da manhã e pequena descida de temperatura.

Nos Açores vai estar céu muito nublado, com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva fraca para o fim do dia e vento sudoeste moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 16 graus celsius, no Porto entre 12 e 15, em Viseu e Vila Real entre nove e 13, em Bragança entre seis e 13, na Guarda entre sete e dez, em Coimbra entre 12 e 15, em Castelo Branco entre nove e 14, em Santarém entre 13 e 17, em Évora entre dez e 15, em Beja entre 12 e 16, em Faro entre 15 e 19, no Funchal entre 12 e 20, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 13 e 17 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 18.

Sugerir correcção
Comentar