Taxa de conclusão escolar na Madeira registou aumento nos níveis básico e secundário

Secretário regional da Educação lembrou esta quinta-feira que a taxa de conclusão escolar no ensino básico é actualmente de 91%.

Foto
RG RUI GAUDENCIO

A taxa de conclusão do ensino básico, na Região Autónoma da Madeira, situa-se actualmente em 91%, enquanto a taxa do ensino secundário é de 72%, revelou esta quinta-feira, no Funchal, o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

O governante lembrou que, no ano lectivo de 2010/2011, a taxa de conclusão do ensino básico foi de 81% e a do secundário se cifrou em 60%. "Pelo lado oposto, verificamos que o abandono escolar tem vindo a diminuir significativamente", realçou Jorge Carvalho, durante a apresentação pública do Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira - 2015, na Escola Secundária de Francisco Franco.

O documento esclarece que, em 2015, o total de alunos na região autónoma era de 47.299, dos quais 9141 frequentavam o ensino privado e 3336 cursos profissionais. Os professores eram 6520, dos quais 647 estavam afectos ao ensino privado.

Por outro lado, foram contabilizados 3744 funcionários não docentes. O Anuário de 2015 é a primeira publicação produzida pelo Observatório da Educação da Madeira a ser reconhecida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), facto que o secretário regional destacou, considerando a necessidade de assentar as decisões políticas numa base estatística "credível e sustentada".

"O anuário permite-nos ficar com uma ideia daquilo que é a nossa realidade e é a partir dessa realidade que, depois, devemos procurar encontrar as metodologias e as soluções para continuarmos no caminho em busca do sucesso, que nos leve ao progresso e ao desenvolvimento", disse.

A apresentação do Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira - 2015 está inserida nas comemorações do Dia Mundial da Estatística, bem como do Dia Europeu da Estatística, que se assinala esta quinta-feira.

Sugerir correcção
Comentar