Suspeito de atropelamento mortal junto ao Estádio da Luz fica em prisão preventiva

O suspeito de 35 anos foi presente este sábado a primeiro interrogatório judicial, depois de, na semana passada, ter atropelado mortalmente um adepto italiano do Sporting em Lisboa.

Foto
O acidente aconteceu perto do Estádio da Luz, em Lisboa guilherme marques/ARQUIVO

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, na semana passada, ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado o Tribunal de Instrução Criminal. O atropelamento aconteceu em Lisboa e vitimou um italiano de 41 anos, adepto do Sporting. Alguns dias depois, o suspeito do atropelamento acabou por se entregar às autoridades.

Luís Pina, de 35 anos e com ligações à claque do Benfica No Name Boys, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, acompanhado pelo seu advogado, que, à saída das instalações da PJ disse aos jornalistas que o seu constituinte "não matou ninguém", acrescentando que o que aconteceu "foi um acidente" provocado pela fuga aos adeptos do Sporting.

Presente este sábado a primeiro interrogatório judicial, a juíza de instrução criminal Cláudia Pina decidiu aplicar ao arguido a medida de coacção mais gravosa: a prisão preventiva.

Inicialmente, e após entregar-se à Polícia Judiciária, o arguido ficou indiciado apenas por um crime de homicídio simples, mas agora é suspeito de cinco crimes de homicídio qualificado, quatro deles na forma tentada e um consumado.

Segundo um comunicado entregue aos jornalistas por uma funcionária do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, a juíza sustenta a aplicação da prisão preventiva com base nos três pressupostos previstos no artigo 204 do Código de Processo Penal.

Fuga ou perigo de fuga; perigo de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo e, nomeadamente, perigo para a aquisição, conservação ou veracidade da prova; ou ainda perigo, em razão da natureza e das circunstâncias do crime ou da personalidade do arguido, de que este continue a actividade criminosa ou perturbe gravemente a ordem e a tranquilidade públicas.

O processo encontra-se em segredo de justiça.

Marco Ficini, o italiano que pertencia à claque da Fiorentina O Club Settebello e era adepto do Sporting, morreu na madrugada de sábado, há exactamente uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, de acordo com a Polícia de Segurança Pública, que foi chamada ao local depois de alertada para a existência de confrontos naquela noite.

A vítima estaria a acompanhar elementos da claque "leonina" Juve Leo quando foi colhido junto à rotunda das piscinas do Estádio da Luz, local onde antes teria havido confrontos entre adeptos do Sporting e do Benfica.

Os dois clubes lamentaram, à data, o sucedido. O Sport Lisboa e Benfica lamentou "de forma veemente" o sucedido e manifestou "o seu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido" naquela madrugada "em incidentes junto do Estádio da Luz", acrescentando ter meios audiovisuais de segurança na área em causa e que "tem estado em estreita colaboração com as forças de segurança no sentido de fornecer os necessários elementos para se apurar as circunstâncias em que este triste e lamentável acontecimento ocorreu".

Na terça-feira, a Polícia Judiciária recuperou o automóvel que terá sido utilizado no atropelamento mortal, segundo fonte policial. O veículo, encontrado na Amadora, foi rebocado para as instalações da Polícia Judiciária, em Lisboa, para ser sujeito a perícias.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários