SIRESP volta a falhar durante incêndios

Problemas na rede de comunicações foram registados durante pelo menos duas horas, no combate ao fogo na Sertã.

Foto
Não é a primeira vez que serviço falha durante emergências Daniel Rocha

O sistema de comunicações SIRESP esteve "com intermitências" pelo menos durante duas horas, entre as 21h e as 23h desta segunda-feira. De acordo com fonte da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), estas falhas não terão afectado a gestão dos meios no combate aos actuais incêndios.

O Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança em Portugal (SIRESP) "está com intermitências na rede há duas horas, mas a situação está a estabilizar", afirmou Patrícia Gaspar, adjunta de operações da ANPC.

Segundo a mesma responsável, "foi necessário recorrer a outras redes". Questionada pela Lusa sobre o descontrolo das chamas numa das três frentes activas do incêndio da Sertã, a de Mação (Santarém), onde o fogo ameaçou várias aldeias e obrigou a retirar pessoas das suas casas, a fonte da ANPC esclareceu que "não existe indicação de que tenha posto em causa a gestão dos meios".

A rede de comunicações de segurança e emergência do Estado já falhou noutras situações, como no temporal de Janeiro de 2013, também no incêndio em Pedrógão Grande e no fogo que deflagrou em Agosto de 2016 no concelho do Sardoal.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários