Sindicatos dos enfermeiros desmarcam greve

Ministro da Saúde comprometeu-se a iniciar negociações para rever acordo colectivo de trabalho, dizem dirigentes dos sindicatos que apoiam protesto de enfermeiros especialistas.

Foto
ADRIANO MIRANDA

Os dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermagem, que é composta pelos dois sindicatos que apoiam o protesto dos especialistas em saúde materna e obstétrica, desmarcaram a greve que tinham convocado para a semana entre 31 de Julho e 4 de Agosto, depois de terem estado reunidos com o ministro da Saúde num encontro "surpresa" na quinta-feira à tarde.

A decisão é anunciada pelos dirigentes dos dois sindicatos - o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e o Sindicato dos Enfermeiros - nas suas páginas da Internet. Fernando Correia, do Sindicato Independente dos Profisisionais de Enfermagem, explica que no encontro de quinta-feira à tarde ficou acordado que o Ministério da Saúde vai “desenvolver um processo negocial” já a partir de segunda-feira, dia para o qual ficou marcada uma reunião.

Há “um acordo de cavalheiros”, sublinha pelo seu lado o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Azevedo.  Na segunda-feira, diz, arrancam "as negociações do acordo colectivo de trabalho" em que serão revistas várias matérias, nomeadamente a "introdução dos enfermeiros especialistas nas carreiras" e a consequente revalorização salarial. Por isso, explica, os dirigentes sindicais decidiram “suspender tudo o que estava a ser feito para pressionar” a tutela, nomeadamente a greve que ia começar no final do mês.

O Ministério da Saúde divulgou precisamente na quinta-feira à tarde um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República que sustenta que os enfermeiros que se têm recusado a exercer as suas funções especializadas desde o início deste mês em várias maternidades de hospitais públicos podem ser responsabilizados disciplinar e civilmente e incorrer em faltas injustificadas. “São pareceres, não uma lei”, desvalorizou José Azevedo.

Sublinhando que os profissionais continuam a assegurar os cuidados gerais, o porta-voz do movimento de enfermeiros especialistas já anunciou que o protesto será mantido enquanto se aguarda pelos resultados da reunião de segunda-feira entre os dirigentes sindicais e o Ministério da Saúde. Também a Ordem dos Enfermeiros já reafirmou o seu apoio a estes profissionais.

<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar