Sindicatos e ordem contra aumento de idade de dispensa de médicos das urgências

Médicos podem deixar urgências após os 55 anos. Ministro admitiu no Parlamento que pondera a hipótese de alargar actuais limites etários para dispensa de trabalho dos médicos nestes serviços.

Foto
Médicos podem deixar de fazer urgências após os 55 anos Rui Gaudencio

As estruturas sindicais médicas reagiram com “estupefacção” à notícia de que o ministro da Saúde está a estudar a hipótese de aumentar em 10 meses a idade de dispensa de trabalho nos serviços de urgência públicos. Em comunicado conjunto divulgada nesta segunda-feira, o Sindicato Independente dos Médicos e a Federação Nacional dos Médicos avisaram que “esta é uma matéria que não é passível de entendimento e que, em caso de imposição”, desencadeará “a mais resoluta e gravosa resposta”.

É a reacção ao anúncio efectuado sexta-feira por Adalberto Campos Fernandes na Comissão Parlamentar de Saúde. O governante admitiu que esta hipótese está a ser ponderada, tendo em conta o aumento da esperança de vida em Portugal.

O Conselho Nacional da Ordem dos Médicos (OM) considerou também  "lamentável" que se apresente esta "solução" para "resolver as insuficiências e deficiências" dos serviços de urgência e acentuou que as questões de "índole estritamente laboral devem ser negociadas" com os sindicatos. 

Os médicos, acrescenta, "não podem continuar a ser os ´bodes expiatórios´ das insuficiências do sistema e, no caso particular do serviço de urgência, não devem ser sobrecarregados com mais tempo numa tarefa de elevado risco e responsabilidade associada a um desgaste físico e psicológico intenso". Lembrando que o exercício de funções em serviço de urgência leva "a valores muito elevados das várias manifestações de burnout", a OM considera mesmo essencial que esta seja considerada uma "profissão de risco e desgaste rápido".

Deixam urgência após os 55 anos

Actualmente, os médicos podem optar por não trabalhar à noite nos serviços de urgência a partir dos 50 anos e depois dos 55 podem mesmo pedir dispensa total do trabalho nas urgências. Estas regras estão instituídas desde 1979, mas, se os médicos assim o entenderem, podem continuar a fazer “bancos”, como se diz na gíria hospitalar, após os 55 anos.

A hipótese de acrescentar 10 meses aos actuais limites etários para o trabalho nas urgências terá mesmo sido debatida com o anterior bastonário da Ordem dos Médicos, segundo adiantou o ministro no Parlamento. No comunicado, a OM assegura, porém, que a sua direcção não debateu esta matéria como o ministro da Saúde.

Ao PÚBLICO, o gabinete do ministro respondeu que se trata de "matéria objecto de negociação sindical e que nesse sentido nada será feito sem serem ouvidas as estruturas representativas dos profissionais médicos, como aliás foi referido pelo ministro na audição parlamentar.”

Notanto que esta é “uma matéria do mais estrito âmbito sindical”, os dirigentes das duas estruturas sindicais consideram que, a terem acontecido, as conversas com o ex-bastonário sobre esta matéria podem “configurar uma grave violação das competências legais das organizações sindicais, num aparente ensaio de fretes de bastidores”. E notam, desde logo, que estão contra, independentemente de eventual tentativa de negociação sindical.

Lamentam ainda que o ministro, sendo médico, “queira associar à penosidade e ao risco associados à prestação de trabalho em serviço de urgência o aumento da esperança de vida” que tem “acarretado uma ainda maior penosidade e responsabilidade do trabalho dos médicos”, que são diariamente confrontados nos serviços de urgência "com as solicitações de doentes mais envelhecidos e com patologia múltipla”.

Sugerir correcção
Comentar