Sindicato dos enfermeiros desconvocou greve

Ministro disposto a iniciar processo negocial para rever a disparidade dos horários de 40 e 35 horas semanais

Foto
MARIA JOAO GALA

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acaba de desconvocar a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, José Carlos Martins, nesta sexta-feira, em conferência de imprensa.

José Carlos Martins justificou a decisão, sublinhando que na reunião da passada quarta-feira com o ministro e os secretários de Estado da Saúde foi possível chegar a um acordo em relação a várias das reivindicações do sindicato, nomeadamente o alargamento das 35 horas semanais a todos os enfermeiros, segundo adiantou citado pela Lusa.  

O dirigente sindical explicou que o Ministério da Saúde se comprometeu a harmonizar as 35 horas de trabalho semanais para os enfermeiros com contrato individual, que trabalham 40 horas, no âmbito de uma norma a discutir em sede negocial.

Uma fonte do gabinete do ministro Adalberto Campos Fernandes precisou ao PÚBLICO que o governante se comprometeu a iniciar um processo negocial para rever a disparidade de horários, mas sem adiantar datas.

Em comunicado, o sindicato refere que os resultados da reunião com os responsáveis do Ministério da Saúde foram avaliados pela direcção nacional do SEP como “positivos”, uma vez que estes se comprometeram a avançar para "um instrumento normativo" para "regulamentar a organização do tempo de trabalho para todos os enfermeiros", que será enviado durante a próxima semana, e dado que o ministro assumiu a necessidade de "efectuar a convergência dos regimes de trabalho no âmbito deste processo negocial".

O SEP sublinha ainda que o governante se comprometeu admitir mais enfermeiros através de um concurso para as unidades do sector público administrativo e a regularizar as situações precárias de enfermeiros nos hospitais EPE (entidades públicas empresariais).

Ficou ainda acordado a reposição do valor das horas extra para todos os profissionais, que será gradual: 25% a partir de 1 de Abril e de 100% a partir de 1 de Dezembro. “Ainda sobre o trabalho extraordinário, foi assumido que todo o trabalho para além do contratualizado configura trabalho extraordinárias e todas as situações devem ser regularizadas”, lê-se no comunicado.

O Ministério da Saúde assumiu também que vai incluir na proposta de Orçamento de Estado para 2018 a reposição integral do valor de horas de qualidade e mostrou disponibilidade para rever a tabela remuneratória dos enfermeiros. 

Foi igualmente demonstrada abertura para passar para contrato individual de trabalho por tempo indeterminado os enfermeiros admitidos ao abrigo do Plano de Contingência da Gripe.

Sugerir correcção
Comentar