Sindicato diz que greve dos enfermeiros no turno da noite foi de 78,5%

A adesão à greve nacional dos enfermeiros referente ao turno da noite, que começou às 0h desta sexta-feira, foi de 78,6%, segundo dados avançados pelo Sindicato Nacional do sector.

Em comunicado enviado à Lusa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) indicou que a adesão à greve no turno da noite foi de 78,6%, enquanto na quinta-feira a paralisação, que decorreu apenas em Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco, Santarém e Algarve, situou-se nos 75,6%.

“Na quinta-feira, a adesão média, nos três turnos (manhã, tarde e noite) foi de 75,6%”, é referido.

Dada a elevada adesão à greve, o SEP aconselha os “utentes a deslocarem-se aos serviços de Saúde, apenas, na estrita medida do inadiável (situações de urgência)”.

O SEP remeteu ainda para as 11h desta sexta-feira mais dados sobre a greve e anúncio de novas intervenções e formas de luta.

Os funcionários do sector da saúde e os enfermeiros iniciaram quinta-feira uma greve de 48 horas para exigir a reposição das 35 horas semanais a todos os trabalhadores e celebração de um acordo colectivo de trabalho, bem como pelo pagamento de horas extraordinárias.

Sugerir correcção
Comentar