"Sabiam que era mau, mas não pensaram que fosse parar às redes sociais"

Autora do vídeo foi indiciada por gravações ilícitas mas processo foi arquivado.

Foto
“Eles não pensam muito nisto. Muitas vezes eles não têm noção de estar a fazer uma coisa que pode configurar um crime", diz advogada que defendeu um dos jovens filmados a agredirem um rapaz na Figueira da Foz Adriano Miranda

A rapariga que alegadamente filmou o vídeo da agressão na Figueira da Foz, em Julho de 2014, chegou a ser indiciada de crime de gravações ilícitas, mas o processo foi arquivado.

Por um lado, a queixa relativa à gravação ou à divulgação das imagens deveria ter sido feita no prazo de seis meses após as agressões — o que não se verificou. O rapaz que foi alvo da violência do grupo de jovens manteve-se em silêncio. E só falou quando as imagens chegaram à Internet, quase um ano depois.

O tribunal considerou, por outro lado, que não existiam indícios suficientes para apurar o início ou a autoria da divulgação do vídeo, o qual “foi amplamente divulgado e visionado por milhares de pessoas”. Essa exposição na Internet e nos órgãos de comunicação social foi difícil para todos: para a vítima e para os agressores, como notam as duas advogadas deste caso, Ana Lopes Curado e Portilho Soares. Foi como o preço a pagar para que alguém fosse responsabilizado? “Em geral, quando os casos são mediáticos, é pior para os jovens e para as famílias. Por outro lado, também serve de chamada de atenção para as consequências”, diz a técnica superior de reinserção social Ana Moreira e Bento, psicóloga, que nota que muitas destas situações nunca chegam à Justiça. “Em cada 100 casos, um ou dois são investigados.”

Perante um vídeo tão explícito, “as pessoas fazem o seu julgamento, os amigos, os vizinhos, os conhecidos e os não conhecidos”, diz, por seu lado, Ana Lopes Curado, advogada de Verónica, uma das agressoras que responderam em tribunal. Durante muito tempo, a jovem evitava sair, chegou a faltar às aulas. No julgamento, chorou quando foi mostrado em tribunal o vídeo. E nele, viu e reviu o rapaz ajoelhar-se perante ela e pedir-lhe desculpa, e mesmo assim ser agredido por ela e por outros, sob as ordens da líder do grupo, mais nova e, por isso, objecto de uma medida tutelar educativa e não de um inquérito-crime.

“Eles não pensam muito nisto. Muitas vezes eles não têm noção de estar a fazer uma coisa que pode configurar um crime. Embora soubessem que aquilo era mau, não pensaram que viesse parar às redes sociais. E só por isso, houve julgamento”, diz Portilho Soares, a advogada de Samuel. “Eles caem na realidade ao serem submetidos a julgamento e só aí se apercebem da gravidade do que fizeram.”

Sugerir correcção
Comentar