Aluno de Lisboa é seis vezes campeão a Matemática

Olimpíadas Portuguesas de Matemática terminaram neste sábado em Viseu.

Foto
As raparigas destacaram-se nesta edição das Olimpíadas Jornal Publico

Pela sexta vez consecutiva, um aluno da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, conseguiu obter uma medalha nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OMP). É um feito inédito, destaca a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), organizadora das OMP, que terminaram neste sábado em Viseu.

Henrique Navas, que está no 12.º ano, juntou uma medalha de ouro às outras duas que já tinha neste nível. Para além destas já conseguiu duas de prata e uma de bronze. Na final das OPM participaram 90 alunos do 6.º ao 12.º ano de escolaridade. Foram atribuídas 37 medalhas, nove das quais de ouro.

Outro facto invulgar nesta competição, segundo a SPM, foi o destaque alcançado pelas raparigas. Conquistaram nove medalhas, seis das quais ganhas por alunas da categoria A (8.º e 9.ª ano), que neste nível conseguiram assim ficar com metade das medalhas atribuídas.

As OPM estão organizadas em três categorias: Júnior (6.º e 7.º ano), A (8.º e 9.º ano) e B (10.º ao 12.º ano), e são organizadas em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, que ajuda os alunos a prepararem-se para as competições. Esta foi a 35.ª edição das OPM.

O próximo desafio vai acontecer já em Julho, no Rio de Janeiro, por ocasião das Olimpíadas Internacionais de Matemática. No mesmo mês, o Porto vai acolher as Olimpíadas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Apesar dos crónicos maus resultados nos exames nacionais da disciplina, os alunos portugueses já conquistaram três medalhas de ouro, quatro de prata e 23 de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. 

Um dos melhores desempenhos de Portugal ocorreu em 2014, quando arrecadou duas medalhas de prata, três de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática que então decorreram na África do Sul. Ficou em 33.º lugar num total de 103 países. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários