SEF e GNR detêm 13 trabalhadores em situação irregular e expulsam outros 20

Operação conjunta do SEF e GNR ocorreu no Algarve como prevenção do tráfico de pessoas para fins de exploração laboral.

Foto
PAULO PIMENTA

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) procedeu a uma operação de fiscalização, esta terça-feira, no concelho de Silves, dirigida à prevenção do tráfico de pessoas para fins de exploração laboral. Numa acção conjunta com a Guarda Nacional Republicana (GNR), foram “identificados 250 cidadãos estrangeiros trabalhadores” em diferentes entidades empregadoras, ligadas à prestação de serviços na área da agricultura e da construção civil.

Dos cidadãos identificados, 49 encontravam-se em situação irregular, tendo sido detidos 13 deles para apresentação em tribunal; outras 16 pessoas foram notificadas para comparecerem nos serviços para diligências posteriores e outros 20 receberam uma notificação para abandonar voluntariamente o território. "Das irregularidades detectadas serão levantados autos de contraordenação a entidades empregadoras por utilização de atividade de cidadão estrangeiro em situação ilegal", cuja coima pode variar entre 2000 e 10.000 euros, acrescenta o SEF.

Em comunicado, o SEF explica que dos contactos efectuados com os trabalhadores, foi possível recolher informação que permitem identificar indícios de “eventual tráfico de pessoas e irregularidades no que respeita às regras de imigração vigentes”. Além disso, a operação permitiu “monitorizar os fluxos migratórios, as actividades e agentes económicos que os influenciam na região”.

Numa altura em que se aproxima uma intensificação da produção agrícola no Algarve, o SEF avisa que vai manter a vigilância sobre a “utilização da actividade de cidadãos estrangeiros quer por via de acções de fiscalização no terreno quer por contactos estreitos com organizações de produtores”.

Sugerir correcção
Comentar