Resgatado corpo de português praticante de canyoning na Galiza

Homem caiu numa fenda de difícil acesso, em Corga de Frecha, no município de Lobios.

Foto
Imagem de canyoning DR

As autoridades espanholas resgataram esta quinta-feira, às 13h30 locais (12:30 portuguesas) o corpo do português que tinha sido dado como desaparecido no sábado, quando praticava canyoning na zona de Ourense, Galiza, em Espanha, disse fonte da Guardia Civil.

Em declarações à agência Lusa, a fonte adiantou que as operações de resgate da vítima tiveram início às 08:00 locais, tendo sido possível retirar o corpo do português pelas 13h30, devido "a uma melhoria das condições meteorológicas".

"O corpo vai ser transportado para o Hospital de Ourense para autópsia", disse, acrescentando que decorrerão depois "trâmites entre as autoridades para que se proceda à sua trasladação" para Portugal.

A água que caía sobre a fenda onde o corpo se encontrava encaixado foi o principal problema com que se debateram os elementos do efectivo especializado em montanha da Guardia Civil, que estiveram desde segunda-feira envolvidos neste resgate.

A operação de resgate decorreu em Corga de Frecha, em pleno Parque Natural da Peneda Xures, uma zona de "muito difícil acesso", disse fonte daquela força policial espanhola.

O acidente ocorreu no sábado, às 21h, quando o português de 38 anos e mais três pessoas praticavam canyoning.

Na ocasião, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, disse que o homem "caiu numa fenda de difícil acesso", em Corga de Frecha, no município de Lobios, quando praticava canyoning com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30, entretanto resgatados" e que se encontravam bem.

O resgate envolveu ainda membros da Protecção Civil espanhola, bem como um helicóptero do serviço da guarda costeira da Galiza, para transportar o corpo até ao hospital de Ourense.

Canyoning, é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto nasceu no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha, e em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que o país tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva. 

Sugerir correcção
Comentar