Rei Ghob recusa-se a falar no primeiro dia de julgamento

A cumprir 25 anos de prisão por homicídio de três jovens, Francisco Leitão responde agora por mais de 500 crimes de violação de menores.

Foto
Entrada da casa do concelho da Lourinhã onde tudo aconteceu Miguel Manso / PUBLICO

O homem que ficou conhecido por Rei Ghob começou esta segunda-feira a ser julgado no Tribunal de Loures, tendo-se recusado a prestar declarações sobre os 542 crimes de violação de menores pelos quais responde.

Francisco Leitão já se encontra a cumprir 25 anos de cadeia pelo homicídio de três jovens que frequentavam a sua casa.

O sucateiro convivia com adolescentes que levava a passear, a quem pagava jantares ou bebidas e oferecia telemóveis. Dizia ter poderes sobrenaturais e quando ganhava a sua confiança e sabia que estariam convictos dos seus poderes, levava-os para a sua casa, na Carqueja, Lourinhã, onde os amedrontava fingindo incorporar "entidades" sobrenaturais ou dizendo que vinha a mando delas informá-los de que eles ou seus familiares corriam perigo de morte.

Para evitar as consequências, teriam de se sujeitar a "injecções de energia", que seriam transmitidas do corpo do arguido para o corpo da vítima sob a forma de relações sexuais.

Os crimes agora em julgamento dizem respeito a 12 menores e remontam ao período entre 2009 e 19 de Julho de 2010, data em que foi detido pela Polícia Judiciária por homicídio. As queixas tinham chegado ao Ministério Público ainda em 2009, mas o inquérito veio a ser arquivado. Foi reaberto na sequência de buscas domiciliárias das autoridades e de novas denúncias no período em que o arguido esteve a ser investigado pelo triplo assassinato.

O primeiro julgamento teve lugar em 2012. Naquele que agora começa são ainda imputados a Francisco Leitão, além dos 542 crimes de violação, seis de pornografia de menores e um crime de ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada e devassa da vida privada. Como arguido, o Rei Ghob tem o direito de vir a prestar declarações até ao fim do julgamento.

 

Sugerir correcção
Comentar