Que escolas escolheu o Governo para inaugurar o ano lectivo?

A antiga escola do primeiro-ministro não se sai bem nos rankings. É a ela que António Costa volta para arrancar oficialmente o ano lectivo. Já a ministra da Presidência estará numa das que melhores médias atinge.

Foto
Enric Vives-Rubio

O primeiro-ministro António Costa volta ao seu antigo Liceu Passos Manuel, em Lisboa, onde foi aluno e dirigente estudantil. Mas não é o único. Ele e mais 30 membros do Governo, entre ministros e secretários de Estado, assinalam nesta quarta-feira o arranque oficial do ano lectivo para 1,2 milhões de estudantes indo, cada um, a uma escola.  

O PÚBLICO recolheu alguns dados sobre os estabelecimentos de ensino escolhidos (ver PDF). Qual o peso dos alunos com acção social escolar (ASE)? Quais as posições ocupadas no último ranking do PÚBLICO (feito com base nas notas dos alunos nos exames finais)? E quantos alunos chumbam?

Alguns resultados deste exercício, centrado nas escolas que vão receber ministros: Costa visita a escola que, das 16 que recebem ministros, tem a pior classificação no ranking do ensino secundário de 2015 (está em 565.º em perto de 600 escolas publicas e privadas ordenadas pelo PÚBLICO, da melhor para a pior média nas provas finais).

Olhando para o ranking que ordena as escolas pelas notas dos exames do 9.º ano, não é muito melhor: a Secundária Passos Manuel está no lugar 1050 em 1072.

O histórico liceu apresenta ainda, nos cursos científico-humanísticos, uma das mais elevadas taxas de retenção do país. Segundo o site Infoescolas, do Ministério da Educação, os chumbos atingem, em média, os 43%. É a quinta taxa mais elevada.

Já Vieira da Silva, o titular da pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que fez os seus estudos secundários em Alcanena, no distrito de Santarém), visita uma das escolas que, neste grupo, tem mais alunos abrangidos por ASE — vai à Básica e Secundária de Ourém, num contexto em que quase 45% dos meninos do 9.º ano são abrangidos por apoios do Estado, só atribuídos a quem tem famílias com muito baixos rendimentos. Ainda assim, este estabelecimento consegue ficar a meio da tabela no secundário (335.º lugar) e ter a 160.ª melhor média no 9.º ano (em 1072).

Centeno e Capoula Santos no Alentejo

Quem, tal como Costa, também regressa ao local onde estudou é a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. Visita a Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, que há anos se destaca no grupo das que têm melhores resultados nos rankings. No ano passado,  ficou em 29.º lugar e no ano anterior foi 36.º, em quase 600 escolas públicas e privadas. Fica também, regularmente, no top 3 das escolas públicas. Os chumbos no secundário rondam os 11%.

A ministra da Presidência não passou muito tempo na Infanta, na sua juventude: apenas um ano para concluir os estudos secundários, após sair de Moçambique (onde nasceu), e antes de entrar na universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito.

O ministro da Agricultura Capoulas Santos optou por visitar a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (as escolas onde fez a primária e o secundário já não existem, comunicou aos assessores quando andavam a preparar esta operação “regresso às aulas”). E foi também uma escola profissional a escolhida pelo ministro das Finanças Mário Centeno. Este algarvio, que foi para Lisboa com 15 anos e fez o ensino secundário na Escola Patrício Prazeres (onde hoje só se ensina 1.º, 2.º e 3.º ciclos), vai dar o pontapé de saída ao ano lectivo 2016/17 na Escola Profissional da Região do Alentejo, em Évora, onde se oferecem cursos de Auxiliar de Saúde, Hotelaria e Multimédia, por exemplo.

Quanto ao titular da pasta do Ensino Superior, Manuel Heitor, visita a Escola Profissional de Almada e já fez saber que quer conhecer, entre outros, o laboratório de físico-química e o laboratório de mecatrónica automóvel. No fim inaugura um Laboratório de Inovação e Aprendizagem.

"Maiores ou menores dificuldades"

Quando há dias anunciou a operação para o regresso às aulas, o ministério da Educação de Tiago Brandão Rodrigues sublinhou que a lista das escolas a visitar pelo Governo incluiria desde o ensino regular, ao ensino profissional e artístico, territórios “mais e menos favorecidos”, escolas que “apoiam alunos com maiores ou menores dificuldades”.

A lista agora divulgada mostra que o primeiro-ministro, 15 ministros e 15 secretários de Estado, das mais diversas áreas, inauguram o ano (que tecnicamente não começa em todos os lugares ao mesmo tempo, já que as escolas têm autonomia para se decidir por uma data algures entre 9 de 15 de Setembro) em estabelecimentos que vão de Bragança a Lagoa, no Algarve, e que são muito diferentes entre si.

Tiago Brandão Rodrigues começará por estar nesta quarta-feira com Costa, no antigo liceu Passos Manuel. O ministro que estudou em Paredes de Coura (onde frequentou o Ciclo Preparatório e a Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, hoje o agrupamento de Escolas de Paredes de Coura), e concluiu o 12.º na Secundária Carlos Amarante, em Braga, vai depois à Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos (Oeiras) com o seu colega da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, onde assinarão um protocolo que permitirá a formação, como actividade extra-curricular, de alunos de 10.º ano em Suporte Básico de Vida.

Os dados das escolas apresentados aqui foram recolhidos nos rankings do PÚBLICO e também no site Infoescolas do Ministério da Educação que apresenta o cálculo da taxa de retenção por escola (um cálculo que resulta de uma média ponderada que, no secundário, tem em conta o desempenho dos alunos entre 2009 e 2013). Para as escolas profissionais estes dados não estão disponíveis.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários