Reportagem do PÚBLICO entre os nomeados para Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa

Vencedores serão anunciados a 9 de Maio.

Foto
Adriano Miranda

A reportagem do PÚBLICO sobre o dia dos refugiados (Portugal estendeu os braços. E isso chega?), de Catarina Fernandes Martins, está entre os seis finalistas da primeira edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, atribuído pela representação da Comissão Europeia em Portugal.

Além da reportagem do PÚBLICO, estão também nomeados na categoria "jornalista" os trabalhos "Portugal 2020" (Expresso), de Joana Nunes Mateus; "Indesejados" (TVI), de André Ramos, Júlio Barulho e Miguel Freitas; "Pessoas como nós" (Rádio Renascença), de Ana Rodrigues; "Mundo Novo" (TSF), de Afonso de Sousa e Joaquim Dias; e "'La Petite École' acolhe crianças refugiadas" (Antena 1), de Raquel Mourão Lopes. O vencedor receberá um prémio de 5000 euros.

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, que homenageia o jornalista que foi correspondente da SIC e Diário de Notícias em Bruxelas e que morreu em 2014, tem ainda uma categoria "estudante" (prémio de 3000 euros), para a qual estão nomeadas as peças "Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal fala à RUC" (Rádio Universidade de Coimbra), da autoria de Tomás Nogueira; e "O bicho-papão não mora aqui" (ComUM), da autoria de Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa.

Os vencedores serão anunciados a 9 de Maio deste ano, dia da Europa. O júri é composto por Sofia Colares Alves, (chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal), Daniel do Rosário (membro do Serviço de Porta-vozes da Comissão Europeia), Sofia Branco (presidente do Sindicato dos Jornalistas), Goulart Machado (presidente da Casa da Imprensa) e Francisco Belard (vice-presidente da Direcção do Clube de Jornalistas).

Sugerir correcção
Comentar