Protecção Civil e RTP juntos na sensibilização da população

As duas entidades assinaram protocolo de cooperação.

Foto
A RTP compromete-se na divulgação das campanhas de sensibilização nas suas plataformas (rádio, televisão e web), de acordo com os conteúdos desenvolvidos pela ANPC oxana ianin

A Protecção Civil e a RTP assinaram nesta sexta-feira um protocolo que visa a divulgação de campanhas de sensibilização e de avisos à população no âmbito da prevenção e resposta a situações de acidente grave ou catástrofe.

Num comunicado conjunto, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) adiantam que o protocolo tem como objectivo divulgar e difundir informação "atempada às populações em matéria de protecção civil".

A RTP compromete-se na divulgação das campanhas de sensibilização nas suas plataformas (rádio, televisão e web), de acordo com os conteúdos desenvolvidos pela ANPC.

O acordo vai igualmente permitir "o desenvolvimento de acções de formação de interesse recíproco, para aperfeiçoamento e actualização de competências no domínio da protecção civil", além da realização anual de um exercício conjunto de prevenção e resposta a situações de acidente grave ou catástrofe, adianta o comunicado.

Para o presidente da RTP, Gonçalo Reis, "todas as entidades públicas, cada uma no seu papel, devem contribuir para a sensibilização e apoio às populações", sendo esta pareceria "mais um passo" para "intensificar acções de divulgação e avisos úteis aos cidadãos".

Por sua vez, o presidente da ANPC, Joaquim Leitão, salientou "a importância deste protocolo, que consubstancia a relação entre os órgãos de comunicação social e as estruturas e serviços de protecção civil, que se unem na importante missão de serviço público, que é a informação aos cidadãos sobre o risco e as medidas de autoprotecção".

Sugerir correcção
Comentar