Protecção Civil contabiliza apenas um incêndio “importante” no país

Fogo que começou nesta terça-feira pouco antes das 15h em Monforte da Beira, distrito de Castelo Branco, está a destruir zona de mato.

Foto
Ao início da noite chegou a haver três fogos "importantes", mas dois foram dominados Adriano Miranda

Há apenas um incêndio “importante” activo no país na noite desta terça-feira, segundo o site da Autoridade Nacional da Protecção Civil. Ao início da noite, a página contabilizava três incêndios com “duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos”, mas entretanto dois foram dominados.

O incêndio mais preocupante é o que deflagrou esta terça-feira pouco antes das 15h em Monforte da Beira, distrito de Castelo Branco. Trata-se de um fogo numa zona de mato, que apresenta uma frente activa.

O comandante distrital de Santarém, Rui Esteves, diz que o combate está a “evoluir de forma favorável” e que não há casas nem pessoas em risco. “É um incêndio que se desenvolve numa antiga área agrícola, completamente abandonada, o que dificulta o combate”, afirma Rui Esteves. “Estamos agora a concentrar os meios nessa ocorrência”, explicou. Às 22h, o site da ANPC contabilizava 73 operacionais no combate àquele fogo, apoiados por 23 veículos

Rui Esteves dá como dominado o fogo de começou junto à localidade de Cebolais de Cima, em Castelo Branco, por volta das 17h, cujo combate chegou a envolver mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos.

Também dominado está um outro fogo, que começou ao início da tarde de segunda-feira numa zona de povoamento florestal em Vale de Sobreiras, concelho de Coruche, distrito de Santarém.

Sugerir correcção
Comentar